SóProvas


ID
5595673
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Senhor P recebeu intimação da Secretaria de Fazenda de seu Estado, exigindo dele o valor do IPVA referente aos exercícios de 2020 e 2021, porque as autoridades competentes para fiscalizar esse imposto entenderam que ele não fazia mais jus ao benefício isencional que lhe fora reconhecido até então. Senhor P apresentou impugnação contra essa exigência, procurando comprovar que ainda fazia jus ao benefício isencional. A decisão proferida lhe foi desfavorável.


Como a legislação desse Estado permite que o intimado recorra administrativamente dessa decisão, atribuindo a esse recurso efeito suspensivo, independentemente de caução, o Senhor P, com suporte nas normas da Lei federal nº 12.016, de 07 de agosto de 2009.

Alternativas
Comentários
  • Questão péssima, a previsão na Lei do Mandado de Segurança NÃO impõe que a parte obrigatoriamente interponha recurso administrativo com efeito suspensivo (se existir). Isso seria viola o direito de ação e de acesso à justiça. O que lei prevê é a IMPOSSIBILIDADE de coexistência do MS com o recurso administrativo com efeito suspensivo, mas NADA impede que a parte, após a decisão administrativa desfavorável, EM VEZ DE recorrer administrativamente, impetre MS no Judiciário.

  • Art. 5 Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: 

    I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução;