SóProvas


ID
5595814
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01:


Os buracos negros e a relatividade do tempo


            Em um dos grandes relatos de viagens fantásticas, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe conta a história de uma expedição marítima na costa norueguesa que se depara com um redemoinho gigante, conhecido como Maelstrom. Passado o terror inicial, o narrador proclama: “Pouco depois, fiquei possuído da mais aguçada curiosidade pelo próprio turbilhão. Sentia positivamente um desejo de explorar suas profundezas, mesmo ao preço do sacrifício que ia fazer; e meu principal pesar era que jamais poderia contar a meus amigos, na praia, os mistérios que iria conhecer”.

            Se Poe tivesse escrito seu conto 150 anos depois (o original foi publicado em 1841), talvez substituísse a exploração das entranhas do vórtice pela exploração das entranhas do buraco negro. Fica difícil imaginar uma viagem fictícia mais fascinante do que a uma região em que nossas noções de espaço e tempo deixam de fazer sentido, de onde nada, nem a luz escapa, um verdadeiro Maelstrom cósmico. Os buracos negros e suas ligações com objetos exóticos, conhecidos como “buracos de minhoca” - possíveis pontes de um ponto a outro no espaço e no tempo -, desafiam até a imaginação dos físicos. (...)

Fonte: GLEISER, Marcelo. Micro macro: reflexões sobre o homem,

o tempo e o espaço. São Paulo: Publifolha, 2005. p. 20.

O recurso semântico utilizado pelo autor para explicar o termo “buraco negro” foi: 

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O autor utiliza a expressão "buracos de minhoca" para se referir ao buraco negro. Portanto, uma sinonímia.

  • GAB E

    O que é sinonímia e dê um exemplo?

    É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.

  • A questão é de semântica e quer saber qual o recurso semântico utilizado pelo autor para explicar o termo “buraco negro”. Vejamos:

     .

    A) Antonímia.

    Errado. A antonímia trata de palavras, expressões ou frases diferentes na forma e com significações opostas, excludentes, ou seja, antônimos.

    Antônimos são palavras que apresentam significados opostos, antagônicos. Ex.: bem e mal.

     .

    B) Homonímia.

    Errado. A homonímia trata de palavras iguais na pronúncia e/ou na grafia, mas com significados diferentes, ou

    seja, homônimos.

    Homônimos: existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. Homônimos perfeitos: são palavras que possuem a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas apresentam significados diferentes entre si. Ex.: Você sabe o caminho do local de prova? (substantivo – itinerário) Eu caminho todos os dias para treinar para o TAF. (verbo caminhar). Homônimos homófonos: são palavras pronunciadas de forma igual, mas apresentam significados e escritas diferentes. Ex.: A palavra ideia não recebe mais acento. (sinal gráfico). O jovem cedeu seu assento à senhora idosa. (cadeira, lugar). Homônimos homógrafos: são palavras escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes. Ex.: Seu gosto é muito esquisito! (substantivo - preferência) Eu gosto muito de resolver questões! (verbo gostar)

     .

    C) Paronímia.

    Errado. A paronímia trata, normalmente, de pares de palavras parecidas tanto na grafia quanto na pronúncia,

    mas com sentidos diferentes.

    Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas e escritas de forma parecida. Ex.: absolver (perdoar, inocentar) e absorver (aspirar, sorver).

     .

    D) Sinonímia. 

    Certo. O autor utilizou "buracos de minhoca" para se referir aos "buracos negros", logo houve sinonímia. A sinonímia trata de palavras diferentes na forma, mas com sentidos iguais ou aproximados, ou seja, sinônimos.

    Texto: "Os buracos negros e suas ligações com objetos exóticos, conhecidos como “buracos de minhoca”...".

    Sinônimos são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.

     .

    Gabarito: Letra D

  • Pessoal, suponho que a relação de Sinonímia que o autor fez foi entre o vórtice e o buraco negro, não entre o buraco negro e o buraco de minhoca, pois estes são coisas diferentes. O buraco negro é uma região do espaço que nem a luz escapa, já o buraco de minhoca é um "atalho" cósmico que teoricamente a matéria pode passar e viajar longas distâncias no espaço, seria como uma viagem no tempo e no espaço.

    Já o vórtice tem uma certa semelhança com o buraco negro porque "engole" tudo que chega muito perto, que no buraco negro é conhecido como horizonte de eventos.

    "talvez substituísse a exploração das entranhas do vórtice pela exploração das entranhas do buraco negro"

  • Gab: D.

    Sinônimos

    Diz-se das palavras que têm o mesmo sentido.

    Ex.: belo e bonito.

    Há de se enfatizar, entretanto, que não existem sinônimos perfeitos, isto é, não existem dois vocábulos

    que possam ser usados, com total identidade semântica, em todo e qualquer contexto dado.