SóProvas


ID
5595886
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei 11.340/06, conhecida por “Lei MARIA DA PENHA”, tem base no art. 226, § 8º da Constituição Federal, in verbis: “O Estado assegurará assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”.


Dos procedimentos que devem ser tomados pela Polícia Civil, abaixo elencados, é IMPROCEDENTE:

Alternativas
Comentários
  • GABA. B

    ART. 32 - § 3º Serão admitidos como meios de prova os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde.

  • GABARITO - B

    A) Art. 12, II - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias;

    ________________________________________________

    B) Art. 12, § 3º Serão admitidos como meios de prova os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde.

    _______________________________________________________

    C) Art. 12, I - ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo, se apresentada;

    _____________________________________________

    D) Art. 12, V - ouvir o agressor e as testemunhas;

  • ADENDO

    Lei Maria da Penha e a (DES) Necessidade de comprovação da vulnerabilidade concreta.

    -STJ  REsp 1.698.077 - 2021: Não se exige, na Lei Maria da Penha, vulnerabilidade concreta, pois legalmente presumida, de modo que inaplicável o argumento de que não haveria demonstração de uma relação de dominação e superioridade entre o réu e a vítima, nem de que seja o gênero o motivo do crime, como se dá no feminicídio.

    • Há uma presunção legal absoluta de vulnerabilidade em relações de gêneros distintospresunção relativa se mesmo gênero,  admitindo prova em contrário

  • Amostra Grátis me chama no whatsapp 041 87 99658 5302

    Resumos em Tabelas APENAS 39,90

    Facilite o seu Aprendizado e seja Aprovado Pare de perder tempo

    O que você vai receber no seu E-mail em até 24 horas:

     

     

    • Direito Penal Tabelado;

    • Direito Constitucional Tabelado;

    • Direito Processual Penal Tabelado;

    • Direito Administrativo Tabelado;

    • Legislação Penal extravagante Tabelado •

     Jurisprudências do STF e STJ para Carreiras Policiais;

     • Guia da Aprovação;

    • Cronograma de Estudo;

     • VADE MECUM;

    • Questões Comentadas

     • 3 Simulados

     

    https://go.hotmart.com/K58209732Q

    https://go.hotmart.com/K58209732Q

     

    https://go.hotmart.com/K58209732Q

    https://go.hotmart.com/K58209732Q

  • >PC -PROTEÇÃO,TRANSPORTE,JUIZ,MP,SUS,ENTRE OUTRA DIREITOS.

    --BATEU CHAMA PC QUE ELA PROTEGE A LEVA DE VIATURA ,COMUNICA IMEITO O JUIZ LEVA NO HOSPITAL E FALA O DIREITO DELA PRA MANDAR PRENDER O AGREÇOR.

  • ART 24 -INTERESSANTE

    §§2 -Na hipótese de prisão em flagrante, apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a Lei 11.340/06 em seu art. 12, II: “Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal: (...) II - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias; (...)”.

    B- Incorreta. Os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde serão admitidos como meios de prova. Art. 12, § 3º, Lei 11.340/06: "Serão admitidos como meios de prova os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde”.

    C- Correta. É o que dispõe a Lei 11.340/06 em seu art. 12, I: “Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal: I - ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo, se apresentada; (...)”.

    D- Correta. É o que dispõe a Lei 11.340/06 em seu art. 12, V: “Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal: (...) V - ouvir o agressor e as testemunhas; (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).

  • Grupo de Estudo para carreiras Policiais

    Quem Quiser me chama no whatsapp 041 87 9 9658 5302

    Grupo com focos para pessoas que querem realmente realizar os seus objetivos e serem Aprovados

    RESUMOS

    SIMULADOS

    QUESTOES

  •  Art. 12, § 3º Serão admitidos como meios de prova os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde.

    ''Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o SENHOR''.

  • Observem, a questão está pedindo PROCEDIMENTO IMPROCEDENTE, por eliminação vc consegue eliminar as procedentes, talvez ficando em duvida justamente na alternativa que é a resposta.

    Os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde não serão admitidos como meios de prova, daí a necessidade de a vítima ser encaminhada, o mais breve possível, ao IML para exame de corpo de delito.  

    dizer que não são aceitos os laudos públicos, tendo em vista que o primeiro recurso em uma ocasião dessas de agressão a mulher é a assistência no hospital mais próximo e o mais rápido possível, lá terá assistente social e meios pra relatar o ocorrido para obter as provas, além disso, depois da vitima realmente tiver condições, poderá ser encaminhada ao IML, dependendo da gravidade da lesão.

    espero ter ajudado, bons estudos.