SóProvas


ID
5596525
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação às técnicas de redação oficial, julgue o item.

O emprego de parônimos enquanto recurso de substituição lexical contribui para minimizar, sem prejuízos semânticos, a repetição excessiva de palavras ao longo do texto, a qual, além de demonstrar pobreza vocabular, torna a redação cansativa para o leitor.

Alternativas
Comentários
  • parônimos??? não seria sinônimos? parônimos não são palavras parecidas na pronuncia e na gráfia, mas com significados diferentes??
  • Qual o sentido de se usar parônimos?
  • Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. Prejudicaria a semântica.

  • Elementos de coesão textual, para evitar repetição excessiva de palavras: A substituição pode acontecer por meio da pronominalização ou ainda por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/como-evitar-repeticao-palavras.htm

    substituição lexical

    Definição: Fenômeno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substituída por outra ou outras com idêntico valor semântico. fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org

    Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua.

    O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímiahomonímia e paronímia:

    Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.

    Antonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados diferentes, ou seja, antônimos: Ex.: amor/ódio, dia/noite, calor/frio.

    Homonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém, possuem a mesma forma e som, ou seja, os homônimos. Estas se dividem em: Homófonas – acento/assento, conserto/conserto; Homógrafas – pode/pode, olho/olho; Perfeitas – rio/rio, são/são/são.

    Paronímia – é o estudo da particularidade de duas palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas têm significados diferentes: eminente/iminente, absolver/absorver.

    fonte: https://www.significados.com.br/semantica/

  • Conforme o site da Banca, esse gabarito é o preliminar. "O gabarito definitivo, o resultado dos recursos interpostos e o resultado preliminar da prova objetiva serão divulgados na data provável de 9 de fevereiro de 2022.

    (http://www.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://www.quadrix.org.br/Archives/General/24660/25188/25756/43AF2AC2D5F9/1_CRF-GO_concurso_publico_2021_gabarito_preliminar.pdf)

  • Que questão sem lógica, deveria ser sinônimo para ser considerada certa.
  • Essa questão deu uma forçada e tanto!

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do emprego de parônimos.


    Para analisar este questão, precisamos estar atentos a 2 aspectos:
    1º São chamadas de parônimas as palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas possuem significados diferentes. 

    2º A substituição lexical é um fenômeno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substituída por outra ou outras com valor semântico idêntico.

    Com base nessas informações, verificamos que as palavras parônimas não podem ser usadas como recurso de substituição lexical, pois, ao fazer a troca de uma palavra parônima por outra, o sentido da frase seria alterado, ou seja, o valor semântico seria outro. Portanto, esta afirmativa está incorreta.


    Gabarito da banca: CERTO

    Gabarito do Professor: ERRADO, tendo em vista os apontamentos apresentados acima.
  • A banca alterou o gabarito para Errado. O QC já corrigiu aqui.

  • O emprego de parônimos enquanto recurso de substituição lexical contribui para minimizar, sem prejuízos semânticos, a repetição excessiva de palavras ao longo do texto, a qual, além de demonstrar pobreza vocabular, torna a redação cansativa para o leitor.

    O Manual no artigo 12.1 versa sobre Homônimos e parônimos, e ainda nos traz uma lista de parônimos que são mais frequentes.

    >> Já o termo paronímia designa o fenômeno que ocorre com palavras semelhantes (mas não idênticas) quanto à grafia ou à pronúncia. É fonte de muitas dúvidas, como entre descrição (ato de descrever) e discrição (qualidade do que é discreto), retificar (corrigir) e ratificar (confirmar). Fonte: Manual de Redação da Presidência da República

    Gabarito: errado

    A vontade não permite indisciplina.