SóProvas


ID
5597617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG5A1-I


            E de repente aquela dor intolerável no olho esquerdo, este lacrimejando, e o mundo se tornando turvo. E torto: pois fechando um olho, o outro automaticamente se entrefecha. Quatro vezes no decorrer de menos de um ano um objeto estranho entrou no meu olho esquerdo: duas vezes ciscos, uma vez um grão de areia, outra um cílio. Das quatro vezes tive que procurar um oftalmologista de plantão. Da última vez, perguntei ao doutor Murilo Carvalho, cirurgião dos Oculistas Associados, e também um artista em potencial que realiza sua vocação através de cuidar por assim dizer de nossa visão de mundo:

             — Por que sempre o olho esquerdo? É simples coincidência?

             Ele respondeu não; que, por mais normal que seja uma vista, um dos olhos vê mais que o outro e por isso é mais sensível. Chamou-o de “olho diretor”. E, por ser mais sensível, disse ele, prende o corpo estranho, não o expulsa.

             Quer dizer que o melhor olho é aquele que mais sofre. É a um só tempo mais poderoso e mais frágil, atrai problemas que, longe de serem imaginários, não poderiam ser mais reais que a dor insuportável de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo.

             Fiquei pensativa.

             Será que é só com os olhos que isso acontece? Será que a pessoa que mais vê, portanto a mais potente, é a que mais sente e sofre. E a que mais se estraçalha com dores tão reais quanto um cisco no olho.

             Fiquei pensativa.

Clarice Lispector. Todas as crônicas. Rio de Janeiro:

Rocco, 2018, p. 36 (com adaptações). 

No texto CG5A1-I, da afirmação de que o melhor olho “atrai problemas que, longe de serem imaginários, não poderiam ser mais reais que a dor insuportável de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo” (quarto parágrafo) depreende-se que 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Parece mais uma questão de Rlm do que propriamente Português .

    Vejamos >

    “atrai problemas que, longe de serem imaginários, não poderiam ser mais reais que a dor insuportável de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo”

    2 conclusões :

    1) Os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários ( eles realmente acontecem ) .

    2 ) Conjunção adversativa ( mas ) -- > Reforçando a ideia de oposição entra os problemas e a dor de um cisco.

    Corrijam-me .

  • FGV É VOCÊ?????????????

  • Analisando de trás para frente a última parte da frase: a dor insuportável de um cisco é mais real (concreta) do que os problemas atraídos pelo melhor olho, que não não imaginários. Qualquer sugestão de correção ou erro, fiquem à vontade!

  • Misericórdia

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • GABARITO: E.

    Em questão assim, sempre é bom verificar os conectores coesivos.

    A - os problemas atraídos pelo melhor olho são irreais, mas podem provocar sofrimentos tão concretos quanto a dor causada por um cisco. ERRADO: nessa opção o sofrimento dos problemas é colocado como igualdade a dor causada por um cisco, o que torna a opção incorreta, pois não provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.

    B - os problemas atraídos pelo melhor olho, mesmo não sendo imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco. ERRADO

    C - os problemas atraídos pelo melhor olho, apesar de serem imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco. ERRADO: pois um cisco provoca um sofrimento mais concreto que os problemas atraídos pelo melhor olho.

    D - os problemas atraídos pelo melhor olho, por serem imaginários, não são comparáveis à dor física causada por um cisco. ERRADO: os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários.

    E - os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários, mas não provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco. CERTO: a partir da frase original exposta no enunciado da questão, podemos inferir que os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários, mesmo assim não são capazes de provocar um sofrimento mais concreto que o sofrimento causado pela dor de um cisco no olho.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • A - os problemas atraídos pelo melhor olho são irreais, mas podem provocar sofrimentos tão concretos quanto a dor causada por um cisco. Não são irreais.

    B - os problemas atraídos pelo melhor olho, mesmo não sendo imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco

    O erro dessa alternativa está em afirmar que os problemas atraídos pelo melhor olho provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco. O trecho fala que os problemas atraídos não podem ser mais reais que a dor insuportável do cisco.

    C - os problemas atraídos pelo melhor olho, apesar de serem imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco. Não são imaginários

    D - os problemas atraídos pelo melhor olho, por serem imaginários, não são comparáveis à dor física causada por um cisco. Não são imaginários

    E - os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários, mas não provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.  (GABARITO)

    Exatamente o que o trecho afirma, que os problemas atraídos pelo melhor olho são reais, porém, não provocam mais sofrimentos que a dor causada pelo cisco.

  • ESSA NAO ENTENDI PQ O PESSOAL TA ERRANDO

    TA DIZENDO CLARAMENTE QUE O SOFRIMENTO É MENOR DO QUE O QUE CONSTA NA SEGUNDA PARTE DA ASSERTIVA

    CAVALEIRO DE CRISTAL

  • Li, reli, li novamente, reli então entendi e acertei, Ufa! nem acredito.kkkkkkkkkkkkk

  • O melhor olhoatrai problemas que, longe de serem imaginários, não poderiam ser mais reais que a dor insuportável de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo

    DISSECANDO:

    1. O melhor olho atrai problemas, só que esses problemas não são imaginários.
    2. Pode-se inferir que os problemas não causam maior sofrimento que um cisco. No máximo, poderíamos interpretar que os problemas causam dor inferior ou igual, mas nunca superior a de um cisco, por exemplo.

    Assim, a melhor alternativa é a letra E.

  • O engraçado é que a preocupação com a questão já começa na primeira leitura do texto, a gente pensa: "Nossa! Se vem uma pergunta sobre esse parágrafo, estou na merd@". kk

  • FGV ?

    kkk

  • nao deu pra entender isso vei, mds li 5000 vzs, q isso???????????????????????????????

  • 43% - B

    39% - E

    eu fui B tb....

  • confesso que fiquei presa nessa questão por mais de dez minutos,Mas acertei o gabarito,portanto valeu a pena.

  • confesso que fiquei presa nessa questão por mais de dez minutos,Mas acertei o gabarito,portanto valeu a pena.

  • Fui cego na letra B. KKK

  • O problema está na palavra 'concreto', pq o cisco é concreto, mas os problemas da vida ( os cisco da vida ) nesse contexto é abstrato

  • Não deu!

  • É você satanás (FGV) ?

  • Por mais simples que seja o texto, sempre que usam textos da Clarice, fazem questões chatas assim..