-
O resultado líquido do exercício nada mais é do que o lucro da empresa após a dedução de todos os custos do exercício. Trocando em miúdos, trata-se do que resta da receita de uma empresa, ou seja, seu lucro líquido. Portanto refere-se ao DRE
O resultado acumulado compreende o valor residual dos ativos depois de deduzidos todos os passivos. (ex.: Lucros e Prejuízos Acumulados). Refere-se ao PL
Gabarito: Errado
-
Gabarito: ERRADO.
O patrimônio líquido, como o valor residual dos ativos depois de deduzidos todos os seus passivos, compõe-se das seguintes contas, de acordo com a Lei nº 6.404/1976:
"Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
[...]
§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
[...]
III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados."
-
Complementando o que já foi dito até aqui...
MCASP 9ª Edição (https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943)
2.3. PATRIMÔNIO LÍQUIDO (SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA)
A situação patrimonial líquida é a diferença entre os ativos e os passivos após a inclusão de outros recursos e a dedução de outras obrigações, reconhecida no Balanço Patrimonial como patrimônio líquido. A situação patrimonial líquida pode ser um montante positivo ou negativo.
Integram o patrimônio líquido:
_patrimônio ou capital social,
_reservas de capital,
_ajustes de avaliação patrimonial,
_reservas de lucros,
_demais reservas,
_ações em tesouraria,
_resultados acumulados e
_outros desdobramentos.
Fonte(s) Complementar(es): Tecconcursos [LYTTON e Melkzedec2]