SóProvas


ID
5598853
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe a frase de um grande romancista inglês, Chesterton: “Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.”


Dessa frase, deduz-se que, segundo o pensamento do autor:

Alternativas
Comentários
  • kkkkkk senhorrrrr

  • Se tá ruim pra mim, também tá ruim pro concorrente. Constância no propósito :)

  • ele quer dizer que as coisas ruins sempre aconteceram , mas com a evolução jornalística e com grande acesso as informações que agente tem hj em dia, fica parecer quer o mundo piorou.

    GAB: E

  • Só Jesus na causa

  • Clara extrapolação! Haja paciência com a FGV.

  • GABARITO: E

    “Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.”

     Entendi assim: O que a frase diz é: o mundo não piorou. Está como sempre esteve. O que aconteceu foi que as coberturas jornalísticas melhoraram tanto que hoje conseguem chegar a lugares que antes não conseguiam (noticiar coisas que antes não noticiavam tanto). Temos, então, a impressão de que o mundo piorou. Se antes um assassinato aparecia de vez em quando no jornal, hoje todos os dias temos a notícia de um.

    ➥ Exemplo: o caso do Lázaro: imagine se acontecesse em 1850? Provavelmente, o pessoal do Sul do Brasil ouviria apenas rumores, boatos. Hoje, não. A maioria do país teve acesso à cobertura da polícia, às investigações, à captura etc. A imprensa, então, auxilia o país a tomar conhecimento de diversos acontecimentos, graças à sua ampla cobertura.

     

    ➥ Por isso:

    e) Dessa frase, deduz-se que, segundo o pensamento do autor, os jornais atuais fazem, com mais amplitude, reportagens mais objetivas e precisas. → O examinador deve ter escrito esta última parte pensando: "se a cobertura jornalística melhorou muito, então as reportagens serão mais objetivas e precisas". Apesar de eu não concordar, respondi eliminando as outras.

     

    ➥ Quanto às outras:

    a) as coberturas jornalísticas passaram a explorar temas escabrosos; → Errado. Escabroso é o mesmo que difícil (as provas da FGV são escabrosas). Não temos como falar que os temas são difíceis, escabrosos. Sabemos apenas que eles têm grande amplitude, isto é, são mais publicados que antes.

     

    b) o número de ocorrências criminosas aumentou consideravelmente nos últimos tempos; → Errado. O autor não falou sobre o conteúdo do que é publicado na imprensa, apenas sobre a amplitude atual da cobertura.

     

    c) o mundo piorou menos do que se propaga; → Errado. Aqui o examinador trouxe a ideia de que o mundo piorou, mas pouco. Não foi isso que o autor disse. Ele nos disse que o mundo NÃO piorou; está como sempre esteve. A imprensa é que melhorou sua cobertura, noticiando mais fatos que antes.

     

    d) os atos criminosos tornaram-se temas da grande imprensa; → Errado. Mesmo fundamento da A e da B. Não se fala do conteúdo das notícias, e sim de sua cobertura.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Uma coisa aprendi com a FGV: Se achar que é uma resposta, marque a outra!

  • Gabarito: E

    Fui pelo seguinte raciocínio: ter uma visão pior do mundo pela imprensa, não tem a ver, necessariamente com atos criminosos.

    Acho que caso fosse algo como "Não foi o mundo que ficou mais perigoso. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.”, seria mais adequado o gabarito na D.

    Bons estudos.

  • Hoje em dia, o mínimo está beirando o impossível, com a FGV.

    Oremos.

  • Fiquei entre A, D e E e marquei E pela palavra amplitude, mais adequada com a melhora da cobertura jornalística.

  • Mais alguém aí fica na dúvida entre duas e sempre marca a errada? Aff!

  • Sempre que fico na dúvida, marco a errada.

    Fé na missão!

  • UMA COISA ESTOU ENTENDENDO COM ESSA BANCA DE LUNÁTICOS, ELES CONSTANTEMENTE EXTRAPOLAM O SENTIDO

  • “Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.”

    Dessa frase, deduz-se que, segundo o pensamento do autor:

    Alternativas

    A - as coberturas jornalísticas passaram a explorar temas escabrosos; errado. não passaram a explorar, já exploravam só que de forma deficiente, já que ele diz que melhoraram muito.

    B - o número de ocorrências criminosas aumentou consideravelmente nos últimos tempos; errado. não, as coberturas é que melhoraram. Ele diz que o mundo piorou, mas não cita uma causa específica, não fala de crimes especificamente.

    C - o mundo piorou menos do que se propaga; errado. não, ele não fala da intensidade de piora no mundo, mas da intensidade da melhora das coberturas.

    D - os atos criminosos tornaram-se temas da grande imprensa; errado. já eram temas, mas a cobertura desses temas melhorou. Aliás, não só de crimes, mas podem ser temas gerais que trazem o efeito de "piora do mundo"

    E - os jornais atuais fazem, com mais amplitude, reportagens mais objetivas e precisas. certo. o que melhorou foi a cobertura jornalística, então pode-se deduzir que agora têm mais amplitude, objetividade e precisão (pois se melhoraram, é pq antes eram piores)

  • Se a "E" não é extrapolação, então a "A", a "C" e a "D" também não são. Poderia ser qualquer uma dessas.

  • Lembrem-se, a FGV é progressista. Os entendedores entenderão kkkkk

  • Respondi E, mas o dedo coçou para ir na D

  • Fgv é brincar de roleta russa.

  • Os elaboradores das questões de português da FGV precisam urgentemente de um curso de interpretação...

  • O texto diz q melhorou a COBERTURA, APENAS ISSO... dando a entender q os jornais passaram a mostrar mais notícias com teor NEGATIVO, o q faz parecer que o mundo ficou ruim agora. DE ONDE no texto esses dementes tiraram q melhorou a QUALIDADE do jornalismo??? Inclusive é perfeitamente possível fazer jornalismo de qualidade com notícias positivas, sobre economia, eventos, esporte, clima, fofoca etc, uma coisa não tem NADA A VER com a outra. Q RAIVA DESSA BANCA COVARDE DE MERD@!

  • Gab E

    Em resumo, o mundo é oque é desde sempre, mas a informação das calamidades, crimes, coisas sobre celebridades, política...não era divulgado com a facilidade e qualidade que é hoje. Hoje é difícil até você não saber de algo, a notícia vai até onde você estiver.

  • Deduz .analisando ..

    reportagem de altas qualidades e boas Tecnologias dentre outros ,esse pensamento É de observar jornal melhor .por outro lado .a visão da sociedade de mundo pior .

    Mundo pior

    Notícias que jornal traz.

    SENdo elas ruim ou notícias. Boas

  • se está ruim pra mim imagina para quem encontrou essa questão na prova.
  • Discordo da resposta, hoje, esses jornais não dão informações objetivas muito menos precisas.... Só enganação e fake news principalmente de um canal famoso aqui do Brasil que sempre manipulou o povo com mentiras.

  • Se "As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.” logo deduz que: os jornais atuais fazem, com mais amplitude, reportagens mais objetivas e precisas.

  • pura extrapolação.

  • As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.” = os jornais atuais fazem, com mais amplitude, reportagens mais objetivas e precisas. Ou seja, hoje em dia temos mais acesso as melhores informações com qualidade. Não ficamos apenas em uma mídia.

    Gabarito E.