Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
** A questão inverteu os conceitos de Unicidade e Integridade..
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns princípios da arquivologia. Neste caso, julguemos os que a banca apresentou como Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(V) Princípio da Organicidade: os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
(V) Princípio da Cumulatividade: os arquivos compõem uma formação progressiva, natural e orgânica.
(F) Princípio da Unicidade: os fundos de arquivo precisam ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, adição indevida ou destruição não autorizada.
- o correto aqui é integridade
(F) Princípio da Integridade: pouco importa a forma, gênero, tipo ou suporte. Os documentos de arquivo mantêm suas características em razão do contexto em que foram produzidos.
PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS
- Proveniência, procedência ou respeito aos fundos: os arquivos devem ser organizados por fundos, ou núcleos de uma mesma fonte geradora. Não podem, portanto, ser misturados com documentos de outras fontes.
- Cumulatividade: os arquivos são acumulados seguindo um processo natural, progressivo e orgânico.
- Organicidade ou respeito à estrutura: os arquivos refletem a estrutura, atividades e funções de quem os criou, organizações ou pessoas.
- Pertinência ou Temático: desconsidera a classificação original dos arquivos, reclassificando-os, tematicamente, por assunto.
- Territorialidade: os arquivos devem fazer parte do território em que foram criados, devem, portanto, a ele pertencer.
- Respeito à ordem origina ou primitiva: o organização dos arquivos deve ser preservada, seguindo o curso natural com que foram criados.
- Indivisibilidade ou integridade arquivística: os documentos ou fundos arquivísticos devem ser conservados sem qualquer tipo de acréscimo indevido no seu teor. Bem como, devem ser conservados sem dispersão, subtração, mutilação ou qualquer tipo de dano.
- Inter-relacionar: os documentos de arquivo estabelecem relações entre si, são conexos.
- Unicidade: cada documento possui caráter único e exclusivo, foi criado para uma finalidade específica na organização. Por tais razões, tal caráter deve ser mantido.
- Autenticidade: os documentos devem ser criados, guardados e conservados de acordo com normas, técnicas e processos que possam garantir a sua veracidade e confiabilidade.
- Reversibilidade: segundo tal princípio, todo procedimento ou tratamento empregado em arquivos pode ser revertido, se preciso for.
Por fim, a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B