SóProvas


ID
5600764
Banca
IBADE
Órgão
ISE-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Chiavenato, toda equipe deve ter um conjunto de participantes capazes de contribuir com habilidades e competências diferentes para o alcance dos objetivos. Margerison e McCann sugerem uma roda da equipe na qual existem nove fatores de desempenho que precisam estar presentes em toda equipe, a saber:


1. Assessoria

2. Inovação

3. Promoção

4. Desenvolvimento

5. Organização 6. Produção

7. Inspeção 8. Manutenção

9. Ligação


Eles definem o fator “Manutenção” como fator relacionado com:

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito Letra E

    Primeiramente precisamos saber que são 9 habilidades e competências que a equipe deve possuir conforme no enunciado da questão. Assim, a Banca utilizou as seguintes:

    Letra A Refere-se à Inspeção.

    Letra B Refere-se à Ligação.

    Letra C Refere-se à Organização.

    Letra D Refere-se ao Desenvolvimento

    Letra E Gabarito.

    Fonte: Livro de Administração Geral e Pública pag. 290. Autor Margerison e McCann - Editora Campus.

  • Competências Necessárias às Equipes (Papéis dos membros das Equipes)

    Margerison e McCann destacam 9 fatores que devem estar presentes em todas as equipes:

    Assessoria: essa competência está relacionada com a ação de dar e receber informações. As informações podem ser recebidas por relatórios, reuniões, artigos, livros e, até mesmo, através da conversa com as pessoas. .

    Inovação: trata-se de um fator relacionado com a criação e a experimentação de novas ideias.

    Promoção: trata-se do fator relacionado com a identificação e a exploração de oportunidades. As equipes precisam “vender seu peixe” aos gestores dos níveis mais elevados da organização, com o objetivo de obter os recursos necessários à condução dos trabalhos.

    Desenvolvimento: trata-se do fator relacionado à avaliação e teste da aplicabilidade das novas ideias. É o momento no qual as novas ideias devem ser avaliadas e testadas com relação a sua aplicabilidade.

    Organização: fator relacionado à definição e implementação das formas de trabalhar. Para isso, devem ser estabelecidos objetivos claros, com o objetivo de que os resultados sejam alcançados no tempo certo e com o custo adequado.

    Produção: trata-se do fator relacionado à conclusão e entrega de resultados. No início do projeto, são definidos os planos e as ações. Após isso, a equipe concentra-se em produzir o produto/serviço de acordo com o estabelecido e atendendo aos padrões de eficácia e eficiência.

    Inspeção: trata-se do fator relacionado ao controle a à auditoria. Busca assegurar a regularidade das atividades e a prevenção de erros. O membro da equipe caracterizado como inspetor/controlador é meticuloso em seu trabalho, focado nos detalhes, analítico e reflexivo.

    Manutenção: fator relacionado à “defesa” dos padrões e processos. Todas as equipes devem seguir padrões e manter processos eficazes de trabalho.

    Ligação: fator relacionado à integração e coordenação do trabalho dos membros da equipe.

    Robbins acrescenta, ainda, mais um papel:

    Conselheiro/Relator: É o membro responsável por estimular os demais membros a buscarem informações adicionais antes de tomarem decisões importantes. O conselheiro tende a não impor seus pontos de vista. Contudo, ele sempre busca obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões. Assim, ele acaba influenciando e estimulando os demais membros da equipe a buscar mais informações antes de tomar decisões importantes, para que eles não tomem decisões precipitadas.

    Todos esses fatores (e papeis) formam a “roda de trabalho em equipe”. As próprias alternativas definem e informam 5 desses 9 papeis.

    MARGERISON E MCCANN (2000) apud CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 4ª edição. Barueri, Manole: 2014. (CITADO EM CURSOS DO ESTRATÉGIA)