SóProvas


ID
5600779
Banca
IBADE
Órgão
ISE-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Basicamente existem dois tipos de memórias em um computador. A memória ROM e a RAM. São características da Memória RAM, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ROM (Read-Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia; e 

    RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.

    R

    A ( apaga quando falta energia elétrica)

    M

    R

    Only - somente leitura e não perde informação sem energia eletrica

    M

  • Sobre a B = Está descrevendo o HD

    GAB B.

    MEMÓRIA RAM

    - Programas em EXECUÇÃO, Memória Principal, Acesso Aleatório (Tempo de ACESSO DE CELULAS É IGUAL) e Direto, ESCRITA E LEITURA, Volátil, APAGAMENTO ELÉTRICO A NÍVEL DE BYTE.

    - DRAM = Memória Principal, Exige REFRESH, Custo Médio (Baixo Custo por Byte), DENSA (Mais Células por ÁREA). NÃO USAM FLIP-FLOP. Leitura/Escrita. Memoria Principal (Antiga).

     - Uma RAM dinâmica é um arranjo de células, cada uma contendo um transistor e um pequenino capacitor. Os capacitores podem ser carregados ou descarregados, permitindo que 0s e 1s sejam armazenados. Como a carga elétrica tende a vazar, cada bit em uma RAM dinâmica deve ser renovado (recarregado) com alguns milissegundos de intervalo para evitar que os dados desapareçam. Como a lógica externa é que tem de cuidar da renovação, as RAM dinâmicas precisam de uma interface mais complexa do que as estáticas, embora em muitas aplicações essa desvantagem seja compensada por suas maiores capacidades.

    - Por ser DENSA as memórias principais quase sempre são construídas com RAM dinâmicas. Contudo, essa grande capacidade tem um preço, são lentas. Dessa maneira, a combinação de uma cache de RAM estática e uma memória principal de RAM dinâmica tenta combinar as boas propriedades de cada uma.

    - DRAM FPM = Ela é organizada internamente como uma matriz de bits e funciona da seguinte maneira: o hardware escolhe um endereço de linha e então seleciona endereços de coluna um a um. Sinais explícitos informam à memória quando é hora de responder, de modo que ela funciona de forma assíncrona com o clock do sistema principal

    - EDO = Substituiu a DRAM FPM, permite iniciar uma segunda referência à memória antes de ser concluída a referência à memória precedente. Esse paralelismo simples não acelerava uma referência individual à memória, mas melhorava a largura de banda da memória, resultando em mais palavras por segundo.

    - SRAM = Memória Cache, Sem REFRESH, Custo alto (Alto Custo por Byte), MENOS DENSA (Menos Células por ÁREA). Usa Circuitos Internos Similares ao FLIP-FLOP. Leitura/Escrita. CACHE L2

    - SDRAM = É Uma híbrida de RAM estática e dinâmica, Leitura/Escrita, Memoria Principal (Nova) comandada pelo CLOCK do sistema principal. A grande vantagem da SDRAM é que o CLOCK elimina a necessidade de sinais de controle para informar ao chip de memória quando responder. Em vez disso, a CPU informa à memória por quantos ciclos ela deve funcionar e então a inicia. Em cada ciclo subsequente, a memória entrega 4, 8 ou 16 bits, dependendo de quantas linhas de saída ela tem. Eliminar a necessidade de sinais de controle aumenta a taxa de dados entre CPU e memória.

     - SDRAM DDR = Melhoria da SDRAM, Com esse tipo de memória, o chip de memória produz saída na borda ascendente do clock e também na borda descendente, dobrando a taxa de dados.

    Resumo baseado no Tanenbaum e Pattersom.