SóProvas


ID
5601247
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de estrutura organizacional, julgue o item.

São três os tipos básicos de estrutura organizacional: linear; funcional; e linha-staff. 

Alternativas
Comentários
  • Estruturas organizacionais, muitas vezes misturadas com tipos de departamentalizações, estão na moda, nas provas de concursos públicos. Os conceitos iniciais são:

    • estrutura organizacional: é a organização formal, que está no papel, e abrange hierarquia, divisão do trabalho e departamentalização;

    • departamentalização é o modo como os departamentos se dividem (nos concursos, como um todo, é considerada sinônimo de estrutura organizacional);

    • organograma é a representação gráfica de uma estrutura organizacional;

    • hierarquia é a distribuição de pessoas em níveis de autoridade.

    São três os tipos de estruturas organizacionais:

    • funcional: diz respeito às funções da organização (por exemplo: contabilidade, compras, vendas), e é altamente especializada;
    • linear: baseada na autoridade, na unidade de comando e na hierarquia; e
    • linha-staff: mistura a funcional e a linear, tendo os responsáveis pela execução e administração das tarefas (linha) e os especialistas nestas mesmas tarefas (staff).

  • GAB CERTO

    Antes de estudarmos departamentalização propriamente dita, é preciso que entendamos os principais tipos de organização clássica: a organização em linha, a organização funcional (staff), e a organização linha-staff.

    1. A ORGANIZAÇÃO LINEAR é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém. Características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Formato piramidal, decisão no topo e comunicações em linha ascendente.
    2. A ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL é idealizada com base no princípio de assessoria (staff). Este princípio propõe a existência de áreas especializadas no conhecimento em cada função administrativa. Os chefes seriam verdadeiros especialistas, e o funcionário teria que consultar o chefe apropriado para a atividade específica que estiver desempenhando. Na visão clássica de Taylor, isso faria com que cada funcionário tivesse vários chefes funcionais - já que na organização funcional a supervisão dos funcionários passa a ser considerado um elemento funcional, e não mais linear.
    3. A organização LINHA-STAFF é a combinação da estrutura linear + funcional

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Não são 4? Linear, funcional, linha-staff e matricial.

  • E a estrutura divisional?

    Essa é aquela questão que o examinador escolhe a resposta.

    Tem justificativa tanto para C quando para E.

  • CERTO.

    A questão não quis aprofundar no quesito de outras estruturas organizacionais, sendo assim, de fato: LINEAR, FUNCIONAL e LINHA-STAFF são os três tipos BÁSICOS de estruturas organizacionais.

    As estruturas divisional e matricial são fusões ou de estruturas existentes, ou de estrutura + departamento. É devido a isso que essas estruturas não entram no rol, com base em autores, de estruturas básicas organizacionais.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, é imperioso ressaltar que a estrutura organizacional está relacionada com a função organização do processo administrativo. Com efeito, a função organização é a responsável por dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução, alocar os recursos e coordenar os esforços.

    A função organização estabelece a estrutura da organização a qual tem como elementos básicos a especialização do trabalho, amplitude de controle, autoridade e responsabilidade, cadeia de comando e níveis hierárquicos.

    Nesta esteira, com o estabelecimento da estrutura organizacional, é possível identificar quem atuará em cada atividade (responsabilidades), quem terá o comando (autoridade), bem como visualizar como a organização se divide e seu tipo de estrutura.

    Segundo Chiavenato (2018), “a estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas". (Chiavenato, 2018, pág. 505.)

    Nesse contexto, a estrutura formal pode variar muito de uma organização para outra, mas, basicamente, podem ser dos tipos: Linear, funcional e linha-staff, que são considerados os três tipos tradicionais de organização para os autores neoclássicos.

    Corroborando com esse entendimento, segundo Idalberto Chiavenato existem três tipos básicos de estruturas organizacionais que possibilitam uma grande variedade de combinações entre si, ou seja: a estrutura linear, a estrutura funcional e a estrutura linha-staff.

    A estrutura linear possui como origem as organizações militares dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. Logo, possui como uma de suas características o princípio da unidade de comando, em que cada subordinado possui apenas um superior hierárquico.

    A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. Nela cada departamento conta com especialistas na função. Ademais, é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua".

    Por último, o tipo a estrutura linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

    Ante o exposto, a questão está correta, uma vez que os autores neoclássicos estabelecem que os três tipos básicos de organização tradicionais são: Linear, funcional e linha-staff.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. – 7ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: CERTO.