SóProvas


ID
5602033
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A rigidez cadavérica (rigor mortis) consiste num tipo específico de contração muscular do cadáver, que surge dentro de uma a três horas após a morte. Essa contração é resultado da perda da produção de energia pelas células.
(Adaptado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/tanatologia)

Os músculos da locomoção que sofrem com a rigidez cadavérica são classificados como: 

Alternativas
Comentários
  • Olha a questão aqui, a rigidez cadavérica (rigor mortis) consiste num tipo específico de contração muscular do cadáver que surge dentro de uma a três horas após a morte (Figura 1). Essa contração é resultado da perda do ATP total imprescindível para afastamento de pontes cruzadas dos filamentos de actina e misosina no processo de relaxamento. O músculo permanece rígido até que proteínas musculares sejam desintegradas, o que em regra ocorre por autólise com enzimas liberadas dos lisossomos (POPOSKA et al., 2013).

  • Gab. D

    Estriados Esqueléticos.

  • O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).

    Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.