SóProvas


ID
5602231
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, em relação à receita orçamentária e sua execução, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as disposições da lei 4.320/64. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta na sua afirmativa sobre a receita orçamentária e sua execução.

    A - incorreta. Não são objeto de lançamento os impostos diretos nem mesmo quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    • Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    B - correta. Art.  53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    C - correta. Art.  54. Não será admitida a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública.

    D - correta. Art. 55. Os agentes da arrecadação devem fornecer recibos das importâncias que arrecadarem.

    E - correta. Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Concluímos que a alternativa "A" é a incorreta, como solicitado pelo enunciado.

    GABARITO: A

    Fonte:

    BRASIL. LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

  • Questão sobre a receita orçamentária e sua execução, de acordo com as disposições da Lei n.º 4.320/1964.

    Conforme o MCASP, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsãolançamentoarrecadação e recolhimento.

    (1) a previsão da receita antecede a fixação da despesa. Nessa etapa ocorre a estimativa de arrecadação da receita, que resulta da projeção orientada pelo art. 12 da LRF. Busca-se planejar e estimar as receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária do ano respectivo.

    Exemplo: Previsão de arrecadação de R$ 2 bilhões de ICMS no próximo ano em SP.

    Atenção! Após essa etapa de previsão, para algumas receitas orçamentárias, ocorre o lançamento.

    (2) o lançamento é definido no art. 53 da Lei n.º 4.320/1964. É ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Exemplo: Lançamento do Imposto de Renda pela autoridade administrativa (auditor fiscal).

    (3) a arrecadação corresponde ao momento em que o devedor efetua o pagamento da obrigação. Segundo a STN, arrecadação configura a entrega, de forma direta ou indireta, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.

    Exemplo: Pagamento do IR pelo contribuinte via DARF, ou de forma indireta, quando empresas diversas retêm o IR do salário dos empregados para depois recolher à Receita Federal.

    (4) o recolhimento é a transferência dos valores já arrecadados à conta específica do Tesouro, que é o responsável pela administração e programação financeira. Nessa etapa, observa-se o princípio da unidade de caixa. Aqui temos o controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente federado.

    Exemplo: No pagamento realizado pelo contribuinte via DARF, do exemplo anterior, o recolhimento ocorre quando os bancos finalmente repassam os recursos ao Tesouro.

    Feita toda a revisão, agora podemos analisar cada alternativa com base nas disposições da Lei n.º 4.320/1964, procurando pela INCORRETA:

    A) Incorreta. Rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato também são objeto de lançamento, conforme art. 52:

    “Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato."

    B) Correta. Conforme art. 53:

    “Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta."

    C) Correta. Conforme art. 54:

    “Art. 54. Não será admitida a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública."

    D) Correta. Conforme art. 55:

    “Art. 55. Os agentes da arrecadação devem fornecer recibos das importâncias que arrecadarem."

    E) Correta. Conforme art. 56:

    “Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais."


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Acredito eu que o erro da alternativa se encontra na primeira parte, onde é dito que só porque o imposto é direto ele deixa de passar pela etapa de lançamento. Uma coisa não conexão alguma com outra. Alguém sabe explicar do que é que a questão está falando na C? Fiquei boiando.

  • Embora seja uma questão de decoreba de lei, é possível fazer um raciocínio sobre as questões tendo uma base de direito tributário e AFO. No caso da C, meu raciocínio foi: COMPENSAR é descontar o valor que alguém me deve quando eu for pagar o que eu devo para este alguém. Isso não acontece com a receita de tributos: tem que arrecadar tudo e recolher igualmente (fazer a transferência para o ente federativo, no valor total arrecadado). Por isso vemos tantos estados devendo para a União, pois ambos são obrigados a repassar a verba arrecadada integralmente, sem compensações (o mesmo ocorre com os agentes de arrecadação=bancos e agências lotéricas recebendo tributos da Fazenda Pública. Se o ente está te devendo amigo... só resta cobrar, porque compensar não pode!).