SóProvas


ID
5603932
Banca
VUNESP
Órgão
SES - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Enquanto a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário/colaborador, a Teoria Clássica tinha por característica

Alternativas
Comentários
  • Gab.: letra C

    Henri Fayol

    Teoria Clássica:

    • Melhoria da eficiência e produtividade
    • Foco nas estruturas organizacionais
    • Visão de cima para baixo
    • Pai da teoria administrativa

    Definiu 6 funções empresariais:

    • Comercial
    • Financeira
    • Administrativa
    • Segurança
    • Técnica
    • Contábil

    Meus resumos,

    Segundo a apostila da professora Giovanna Carranza.

  • GAB C

    ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

    1. Autor: Taylor;
    2. Ênfase: Tarefas;
    3. Concepção do Homem: Homem Econômico;
    4. Características: Organização Racional do Trabalho (ORT); Estudo dos tempos e movimentos; Divisão do trabalho; Especialização; Padronização; Incentivos salariais; Estudo da fadiga humana; Visão mecanicista.

    TEORIA CLÁSSICA

    1. Autor: Fayol;
    2. Ênfase: Estrutura;
    3. Concepção do Homem: Homem Econômico;
    4. Características: Unidade de comando; Centralização das decisões; Cadeia escalar (Hierarquia/ Linha de comando); Funções básicas da empresa.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • 1.2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

    Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava

    pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.

    Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.

    Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). A microabordagem no nivel individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização como um todo em relação a sua estrutura organizacional. A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objeto de estudo da TGA. Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sinté­tica, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural

    que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.

    2.ed. Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato. - 2.ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2008. (Provas e concursos) 4ª reimpressão.