SóProvas


ID
5604172
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As propriedades preventivas do flúor foram descobertas a partir de investigações sobre o seu efeito tóxico no esmalte dentário em desenvolvimento, resultante da sua ingestão. Mediante a observação de tais efeitos, desencadeou-se uma série de estudos, que resultaram na descoberta da fluoretação da água de abastecimento público como medida de controle de cárie dentária. Acerca da fluoretação da água de abastecimento público, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A fluoretação das águas de abastecimento público teve início, no Brasil, em 31 de outubro de 1953, com a implantação deste método em Baixo Guandu, Espírito Santo, pelo Serviço Especial de Saúde Pública, hoje Fundação Nacional de Saúde - Funasa.

    A Organização Mundial da Saúde, em 1958, reconheceu a importância da fluoretação e instituiu um Comitê de Peritos em fluoretação da água, que em seu primeiro relatório deu parecer favorável à fluoretação, indicando-a como uma medida de saúde pública.

    Em 1972 aconteceu em Santiago - Chile, a III Reunião Especial de Ministros de Saúde das Américas, que recomendou também, como medida de prevenção da cárie dental, a aplicação de Flúor

    A Federação Dentária Internacional (FDI), Fundação Kellogg (FK) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizaram, em 1982, a Conferência sobre Fluoretos.

    No dia 17 de março de 2004 foi lançado o Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal)

    Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Manual de fluoretação da água para consumo humano / Fundação Nacional de Saúde - Funasa, 2012.