SóProvas


ID
5604664
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à avaliação documental no âmbito dos arquivos, analise as afirmações abaixo:


. Eastwood (1993) apresentou a microavaliação, tomando por base uma avaliação sob a visão tipológica e as relações orgânicas inerentes aos documentos de arquivo, permitindo o fornecimento de elementos essenciais à identificação do usuário potencial.

2. A macroavaliação apresentada por Eastwood (1993) é construída com a participação exclusiva das unidades produtoras de documentos de arquivo e os demais participantes das Comissões Permanentes de Avaliação Documental (CPAD).

3. Couture (2002) compreende a avaliação documental como sendo uma das funções arquivísticas destinadas à identificação do valor do documento de arquivo (primário e secundário) para a instituição, e esse processo independe do suporte e formato dos documentos.

4. O valor primário dos arquivos é fruto do processo de avaliação documental, de acordo com o Schellenberg (2006), momento em que os documentos são objetos de consulta e utilização pela própria entidade criadora.

5. Segundo Booms (1987), o valor secundário dos arquivos é fruto do processo de avaliação documental e inicia-se logo após a produção documental, tendo como parte importante na identificação do valor o Setor de Protocolo das organizações.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Minha avaliação sobre as alternativas:

    1 - Correta (fontes: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18111/1/ulfl175330_tm.pdf e https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/204602/akaichi_t_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y)

    2 - Errada (mesmas fontes acima, Eastwood não fala de macroavaliação)

    3 - Correta

    4 - Correta

    5 - Errada (mesmos textos das fontes acima. Além disso, por eliminação, podemos dizer que o Setor de Protocolo não participa dessa Função Arquivística)

    Terry Cook, Booms, Eastwood e Samuels foram fundamentais no que toca à avaliação arquivística