SóProvas


ID
5605366
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise abaixo as assertivas que se referem às explanações extraídas do artigo Expressões conservadoras no trabalho em saúde: a abordagem familiar e comunitária em questão, de Eliane Martins de Souza Guimarães (2017):


I. A análise histórica aponta que o enfoque familiar e comunitário (na política de saúde) tem se reproduzido na perspectiva de controle das lutas sociais, seja pelo controle direto da vida dos trabalhadores na medicina social, seja pelo modelo médico e o caráter previdenciário dos sistemas de bem-estar, pela via integrativa da comunidade ao processo de desenvolvimento, bem como pela transferência de responsabilidades da perspectiva neoliberal.

II. Apresentado como proposta contra-hegemônica e em prol dos interesses das classes subalternas, o modelo biomédico cartesiano assume uma funcionalidade, tanto nos países desenvolvidos, pela contenção de gastos com a saúde, como nos periféricos, com a tendência de reprodução dos discursos das agências internacionais, que colocam as estratégias de enfoque familiar e comunitário como espaços de integração para o desenvolvimento, considerando que as demandas sociais devem ser controladas.

III. Ainda que haja a declaração de posicionamento de defesa do SUS, de seus princípios, e uma motivação para a construção de novas práticas assistenciais, à medida que essas ações passam a ser permeadas pelo processo de contrarreforma e de toda lógica neoliberal, sem mediações com as contradições societárias, há, consequentemente, o favorecimento da lógica privatista e flexibilizada.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Comentários
  • II. Apresentado como proposta contra-hegemônica e em prol dos interesses das classes subalternas, o modelo biomédico cartesiano assume uma funcionalidade, tanto nos países desenvolvidos, pela contenção de gastos com a saúde, como nos periféricos, com a tendência de reprodução dos discursos das agências internacionais, que colocam as estratégias de enfoque familiar e comunitário como espaços de integração para o desenvolvimento, considerando que as demandas sociais devem ser controladas.

  • Creio que o gabarito esteja incorreto, pois pede a alternativa incorreta, que seria a "C", mas marca a alternativa "D" sendo que estas são as corretas conforma o próprio texto.

    A política de saúde, como forma de enfrentamento da questão social, encontrou no cotidiano da vida e da família dos trabalhadores o espaço para a reprodução de sua lógica. A análise histórica aponta que o enfoque familiar e comunitário tem se reproduzido na perspectiva de controle das lutas sociais, seja pelo controle direto da vida dos trabalhadores na medicina social, seja pelo modelo médico e o caráter previdenciário dos sistemas de bem-estar, pela via integrativa da comunidade ao processo de desenvolvimento, bem como pela transferência de responsabilidades da perspectiva neoliberal.

    Apresentada como proposta contra-hegemônica ( em prol dos interesses das classes subalternas) ao modelo médico, a atenção primária em saúde,1 atravessada por contradições, assume uma fun‑ cionalidade, tanto nos países desenvolvidos, pela contenção de gastos com a saúde, como nos periféricos, com a tendência de reprodução dos discursos das agências internacionais, que colocam as estratégias de enfoque familiar e co‑ munitário como espaços de integração para o desenvolvimento, considerando que as demandas sociais devem ser controladas.

    Ainda que haja a declaração de posicionamento de defesa do SUS, de seus princípios, e uma motivação para a construção de novas práticas assistenciais, à medida que essas ações passam a ser permeadas pelo processo de contrarreforma e de toda lógica neoliberal, sem mediações com as contradições societárias, há, consequentemente, o favorecimento da lógica privatista e flexibilizada. Não há neutralidade que se sustente em uma sociedade de classes!

    Expressões conservadoras no trabalho em saúde: a abordagem familiar e comunitária em questão

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/3M8B67GBFspYdZRZMNdZtCk/abstract/?lang=pt

  • Questão está incorreta.

    No gabarito retificado já apresenta a questão correta: LETRA B

    QUESTÃO: 79 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'D' PARA ALTERNATIVA 'B'. Altera-se o gabarito, tendo em vista que a questão solicita alternativas incorretas. Conforme o respectivo texto: GABARITO: “”A política de saúde, como forma de enfrentamento da questão social, encontrou no cotidiano da vida e da família dos trabalhadores o espaço para a reprodução de sua lógica. A análise histórica aponta que o enfoque familiar e comunitário tem se reproduzido na perspectiva de controle das lutas sociais, seja pelo controle direto da vida dos trabalhadores na medicina social, seja pelo modelo médico e o caráter previdenciário dos sistemas de bem-estar, pela via integrativa da comunidade ao processo de desenvolvimento, bem como pela transferência de responsabilidades da perspectiva neoliberal[...] Apresentada como proposta contra-hegemônica ao modelo médico, a atenção primária em saúde,1 atravessada por contradições, assume uma funcionalidade, tanto nos países desenvolvidos, pela contenção de gastos com a saúde, como nos periféricos, com a tendência de reprodução dos discursos das agências internacionais, que colocam as estratégias de enfoque familiar e comunitário como espaços de integração para o desenvolvimento, considerando que as demandas sociais devem ser controladas[...] Ainda que haja a declaração de posicionamento de defesa do SUS, de seus princípios, e uma motivação para a construção de novas práticas assistenciais, à medida que essas ações passam a ser permeadas pelo processo de contrarreforma e de toda lógica neoliberal, sem mediações com as contradições societárias, há, consequentemente, o favorecimento da lógica privatista e flexibilizada. GUIMARÃES, Eliane Martins de Souza. Expressões conservadoras no trabalho em saúde: a abordagem familiar e comunitária em questão. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 564-582, set./dez. 2017. Link: scielo.br/j/sssoc/a/3M8B67GBFspYdZRZMNdZtCk/?format=pdf&lang=pt

    FONTE: https://concursos-publicacoes.s3.amazonaws.com/628/publico/Justificativa_Manutencao_Alteracao_Gabaritos_628_TIPO1_6206c06f552ec.pdf?idpub=485774