-
“portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas” (quarto parágrafo do texto).
Conclusão.
-
“portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas” (quarto parágrafo do texto).
Conclusão.
-
“portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas” (quarto parágrafo do texto).
Conclusão.
-
GAB D
A premissa não declarada é aquela que está no argumento de maneira implícita, ou seja, a premissa está lá, mas se encontra subentendida.
"É importante destacar que WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis; portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas."
- Premissa: não são fontes confiáveis(...);
- Conclusão: (...)mensagens dessas fontes não devem ser repassadas.
Observe que para sairmos da premissa e chegarmos à conclusão é necessário assumir que o "WhatsApp, facebook e o Instagram", em geral, não são fontes confiáveis.
Uma forma de deixar esse argumento mais sólido é retirar o "em geral". Dessa forma, como premissa, teríamos um fato de que essas fontes são, de fato, não confiáveis.
Qualquer erro pode chamar na DM.
-
Mas a premissa não é declarada, segundo o comando.
Nao entendi nada kkk
pra mim era C
-
Um silogismo é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a conclusão deduzida de premissas, a argumentação lógica perfeita. Na forma clássica é um argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão.
-
Acertei, mas se fosse em uma prova do CESPE em que uma errada anula um certa, com toda certeza deixaria essa questão em branco.
-
D
Premissas são utilizadas em argumentos dedutivos com o fim extrair uma conclusão lógica a partir delas. Exemplo:
Premissa 1: todo concurseiro deseja a aprovação.
Premissa 2: Daniel é um concurseiro.
Conclusão: portanto, Daniel deseja a aprovação.
Observe que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão necessariamente será verdadeira. O argumento é autossuficiente.
Apenas uma premissa estava explícita na opção D:
Premissa declarada: WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis.
Conclusão: portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas.
O problema é que a conclusão não segue necessariamente dessa única premissa, pois não há nada no argumento que explicite que mensagens de fontes não confiáveis não devem ser repassadas.
Para o argumento ser autossuficiente é necessário que uma premissa seja adicionada:
Premissa não declarada: Mensagens de fontes que não são confiáveis não devem ser repassadas.
Premissa declarada: WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis.
Conclusão: portanto, mensagens dessas fontes (WhatsApp, Facebook e Instagram) não devem ser repassadas.
Errei essa questão. Como o colega disse acima, esse em geral enfraquece a premissa declarada e basicamente invalida qualquer conclusão, mesmo depois de adicionar a premissa não declarada.
Aqui vale lembrar a dica do professor Marcel Guimarães, que questão de múltipla escolha não é certo ou errado. Dentre os lixos que a banca joga em você, escolha o menos pior. As outras opções sequer envolvem argumentos ou conclusões, apenas explicações, descrições e exortações:
A) "As fake news são notícias falsas que causam desserviço à sociedade porque geram confusão, desinformação e preocupações infundadas sobre diversos assuntos." - Definiu, descreveu e explicou.
B) "O comportamento em massa, guiado por interesses em comum, gera ações coletivas para defender ideais, crenças e valores..." - Descreveu como o comportamento em massa gera...
C) "As universidades e os demais centros de pesquisa têm trabalhado em prol da educação digital das pessoas, incentivando a tomada de consciência em relação ao que é certo divulgar nas mídias sociais e quais fontes são seguras." - Novamente, mera descrição do que o autor observou.
E) "Devemos, nesse processo, observar as datas das postagens e ter o compromisso de verificar a notícia em mais de uma fonte confiável, ou seja, diversificar nossas fontes de informação." - O autor aconselha, exorta. Marquei essa opção, já que ela também passa a ideia de uma conclusão. O problema é que ela não tem premissas, no máximo você pode tentar fabricar duas premissas baseadas no texto e no senso comum, mas a opção D certamente se encaixa melhor com o comando no qual há uma premissa não declarada.
-
Não concordo com a resposta.
A) Premissa : As fake news são notícias falsas que causam desserviço à sociedade (falso)
B) Premissa: O comportamento em massa, guiado por interesses em comum (falso)
C) Premissa: não encontrei nada que justifique ou sirva como base para "quais fontes são seguras" (correto)
D) Premissa: É importante destacar que WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis (falso)
E) Premissa: Devemos, nesse processo, observar as datas das postagens e ter o compromisso de verificar a notícia em mais de uma fonte confiável (falso)
-
" É importante destacar que WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis; portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas."
Na minha opinião, a premissa não declarada é algo como: mensagens de fontes não confiáveis não devem ser repassadas.
É ela que está implícita.
O texto nos diz, explicitamente, que "WhatsApp, Facebook e Instagram, em geral, não são fontes confiáveis". Conclui que, portanto, "mensagens dessas fontes não devem ser repassadas". Para se chegar a essa conclusão, precisamos de uma premissa adicional (implícita): mensagens de fontes não confiáveis não devem ser repassadas.
-
Cadê o Ivan e o Lucas, hem?
-
Questão de RLM em português, aí c mata cebraspe kkk
-
premissa eh uma ideia inicial que te leva a uma conclusao. tem que ficar indo ao texto para referenciar a frase. mas uma dica eh a palavra portanto indicando que a frase eh uma conclusao. e se vc chegou a uma conclusao eh porque partiu de uma ideia inicial. na frase o motivo porque as msgs nao devem ser repassadas estah implicito.
bons estudos - cespe dando uma guinada geral. ui.
-
FGV, é vc?
-
não sei nem errar
-
Ele não disse explicitamente no texto mas nos fez concluir que redes sociais não são fontes confiáveis.
Gabarito D
Salmo 37:5
-
Essa é misturada rac lógico e portugues
-
tá mais para raciocínio lógico do que para português.
Premissas, conclusão... :(
-
Li e reli para melhor compreender, um pouco mais de estudo vai ajudar na conclusão de uma questão como essa, portanto é a conclusão desse texto.
-
Eu fiz a questão sem saber o que era premissa não declarada, alguém pode me explicar melhor?
-
ESQUELETOS DE REDAÇÃO E MODELOS DE REDAÇÃO
62 991684124
-
Acertei no chute, não consigo explicar meu raciocínio.
-
Conclusão: “portanto, mensagens dessas fontes não devem ser repassadas” (quarto parágrafo do texto).
GABARITO - D
-
Entendi foi nada...
-
Gab. D
A premissa não declarada é aquela que está no argumento de maneira implícita, ou seja, a premissa está lá, mas se encontra subentendida.