-
De acordo com o GLOSSÁRIO BÁSICO DE ARQUIVOLOGIA da UFJF, DOCUMENTO MÚLTIPLO: “Conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.” (BERNARDES & DELATORRE, 2007, p. 14.) Unidade documental constituída fisicamente por vários itens documentais que não podem ser desmembrados fisicamente, o que constituiria uma mutilação da unidade. Exemplo: livro de atas, dossiê, prontuário, processo.
-
GAB: E
O documento múltiplo é o conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.
-
Gabarito E
A) O documento oficial por suas características intrínsecas, e pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso.
E) O documento múltiplo é o conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.
-
Documento múltiplo: conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.
-
Gabarito E
A (incorreto) - DOCUMENTO OFICIAL. “Documento emanado do poder público ou de entidades de direito privado capaz de produzir efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato.” (ARQUIVO NACIONAL)
B (incorreto) - DOCUMENTO SIGILOSO. “Documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.)
C (incorreto) - DOCUMENTO PÚBLICO. “Documento produzido, recebido e acumulado pelos órgãos do poder público no exercício de suas atividades.” (CAMARGO & BELLOTTO, Dicionário..., 1996.)
D (incorreto) - DOCUMENTO ESPECIAL. Documento em linguagem não-textual, em suporte não convencional, ou, no caso de papel, em formato e dimensões excepcionais, que exige procedimentos específicos para seu processamento técnico, guarda e preservação, e cujo acesso depende, na maioria das vezes, de intermediação tecnológica. (ARQUIVO NACIONAL. Dicionário..., 2005.)
E (correto) - DOCUMENTO MÚLTIPLO. “Conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.” (BERNARDES & DELATORRE, 2007, p.
"Tudo posso Naquele que me fortalece"
-
A questão trata de diversos conceitos técnicos de arquivologia, mesclando definições e termos.
a) Documentos oficiais são aqueles que fazem parte das atividades institucionais, ou seja, documentos orgânicos. O conceito apresentado diz respeito aos documentos sigilosos. Errada.
b) Documento sigiloso é aquele que possui restrição de acesso devido ao seu conteúdo. O conceito apresentado pela questão faz referência ao conceito de documento arquivístico. errada.
c) Documentos públicos podem ser criados em formados e em dimensões variáveis, não sendo o formato e a dimensão uma característica inerente aos documentos públicos, de forma específica. Errada.
d) Documento especial não é um gênero, e sim uma classificação quanto à natureza dos documentos. Os documentos especiais são aqueles que necessitam de acondicionamento, armazenamento e cuidados especiais devido às especificidades do suporte no qual as informações foram armazenadas. Documentos manuscritos, datilografados ou impressos fazem parte do gênero documental textual. Errada.
e) Documentos múltiplos, de acordo o Glossário Básico de Arquivologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora citando Bernardes e Delatorre é um
“Conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de
acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória"
Fonte: MAMBRO, Galba Ribeiro Di. Glossário Básico de Arquivologia. Universidade Federal de Juíz de Fora, 2013.
Gabarito do Professor: E