SóProvas


ID
5610664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do novo regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional (EC) n.º 95/2016 (federal) e pela EC n.º 88/2016 (estado do Ceará), julgue os itens a seguir.


I O novo regime fiscal definido na EC n.º 95/2016 aplica-se a toda a Federação.

II As despesas primárias relativas ao aumento de capital de empresas estatais não dependentes estão inclusas nas limitações de gastos do novo regime fiscal.

III Se a Assembleia Legislativa do Ceará ultrapassar o limite individualizado de despesas definido pelo novo regime fiscal da EC n.º 88/2016, ficará proibida de promover alteração na estrutura de suas carreiras que implique aumento de despesa com pessoal.


Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Vamos às assertivas.

    I - ERRADO. De acordo com a EC nº 95/2016: ". Fica instituído o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, que vigorará por vinte exercícios financeiros, nos termos dos arts. 107 a 114 deste Ato das Disposições Constitucionais Transitórias."

    II - ERRADO. De acordo com a EC nº 95/2016, art. 107, §6º: "Não se incluem na base de cálculo e nos limites estabelecidos neste artigo: [...]

    IV - despesas com aumento de capital de empresas estatais não dependentes."

    III - CORRETA. Em linha com o art. 45 da EC nº 88/2016 (Estado do Ceará):

    "Art. 45. No caso de descumprimento de limite individualizado, aplicam-se, até o final do exercício de retorno das despesas aos respectivos limites, aos Poderes e Órgãos elencados nos incisos I a VII do caput do art. 43 deste Ato das Disposições Constitucionais Transitórias que o descumpriu, sem prejuízo de outras medidas, as seguintes vedações:

    I – concessão, a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros do Poder ou de órgão, de servidores e empregados públicos e militares, exceto dos derivados de sentença judicial ou de determinação legal decorrente de atos anteriores à entrada em vigor desta Emenda Constitucional;

    II – criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa;

    III – alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; [...]."