GABARITO: LETRA A
O QUE É EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE?
A Educação Permanente em Saúde (EPS) traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade.
A Educação Permanente em Saúde reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integradas e corajosas na arte de escutar a diversidade e a pluralidade do País.
Na proposta da Educação Permanente em Saúde, a mudança das estratégias de organização e do exercício da atenção, da gestão, da participação ou da formação é construída na prática de equipes, trabalhadores e parceiros, devendo considerar a necessidade de implementar um trabalho relevante, de qualidade e resolutividade. As demandas para qualificação ou especialização são demandas para a promoção de pensamento e ação.
Fonte: Ministério da Saúde
A
Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
B
Mantém a forma tradicional do aprendizado, pela lógica conteudista, como estratégia de promover o aprendizado no âmbito do trabalho.
C
Possibilita que os trabalhadores da saúde se coloquem como receptores do processo de aprender o conhecimento das práticas de trabalho.
D
Possibilita a abordagem da equipe e do grupo como estrutura de interação, promovendo o conhecimento pela fragmentação disciplinar.
E
Permite desenvolver aprendizados exclusivos dos espaços de trabalho.