-
De acordo com a trajetória dos juros extraída da pesquisa Focus com a taxa de câmbio a R$ 5,65 (USD/BRL), no cenário básico, a Selic deverá evoluir em paridade com o poder de compra (PPC). As projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 10,2% para 2021, 4,7% para 2022 e 3,2% para 2023. “Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% ao ano em 2021 e para 11,75% durante 2022, terminando o ano em 11,25%”, diz nota técnica assinada pelos membros do Copom. Já para 2023, a inflação prevista pela autarquia se mantém em 8,00% a.a.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/12/4971008-juros-altos-se-mantem-em-2022-com-previsao-de-queda-somente-em-2023.html
-
GABARITO: LETRA D
A resposta está no próprio texto da notícia do enunciado: ''...e força o Banco Central a aumentar a taxa básica de juros (Selic) para conter a alta de preços. Juros mais altos inibem os investimentos pela empresa e o consumo pelas famílias.''
O texto evidencia a alta dos juros, portanto não é possível dizer ao mesmo tempo que os juros estarão em baixa.
-
Era Bozo acabando com tudo kkkk
-
O Banco Central aumenta a taxa de juros quando a economia está tendenciando para o aumento da inflação. Qual a lógica de aumentar os juros? Basicamente, segundo eles, a inflação é causada pelo aumento de demanda agregada, se baixar os juros, o motor (demanda agregada) que impulsiona a inflação cai, e consequentemente a uma queda do índice de preços.
A questão pede para assinalar a incorreta com relação as razões da economia crescer menos:
Os juros altos faz diminuir a atividade econômica porque segura o consumo das famílias e o investimento privado na economia real, fazendo a economia crescer menos, mas "consegue" controlar a inflação. Os juros baixos estimula o consumo e o investimento privado, contribuindo para a atividade econômica.
Portanto, é incorreto afirmar que os juros baixos contribuem para a redução da economia.
Gabarito D
-
Rapaz, essa prova de atualidades desse concurso foi cansativa,em?
Cada pergunta é um testamento.