A - A perda da biodiversidade: as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam.
Correto, biodiversidade precisa de espaço, não podendo ser reduzida a "pequenas ilhas de preservação".
B - Os impactos sociais: a redução da floresta diminui a possibilidade de ribeirinhos usufruírem os benefícios dos recursos naturais que ela oferece.
Correto, os ribeirinhos vivem com tudo que a natureza dispõe, na sua maior parte, reduzindo a floresta tira seu sustento financeiro e de sobrevivência.
C - A alteração do ciclo hidrológico: o desmatamento reduz a evapotranspiração que gera a umidade dos “rios voadores” que se deslocam para o Centro-Sul.
Correto, essa afirmação pode causar estranhamento, entretanto, a questão nada mais se refere ao ciclo de nuvens (que parecem rios pela extensão) que rotaciona em sentido ao Centro-Sul.
D - O aumento das emissões de carbono: o desmatamento reduz a capacidade de absorção do gás carbônico (CO2) e as queimadas aumentam a quantidade de CO2 liberado para a atmosfera.
Correto ( + queimadas = + mais CO² na atmosfera - menos absorção = aumento aquecimento global)
E -A ruptura do equilíbrio solo/floresta: o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, principais responsáveis pela exuberância da floresta.
Incorreto, o processo de lixiviação é verdadeiro, entretanto, o solo da Amazônia já é pobre, então acaba se tornando mais pobre ainda, não sendo o responsável então pela exuberância da floresta.