SóProvas


ID
5614426
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O desafio

      Vou desafiar meus leitores e minhas leitoras. É um convite a uma posição mais científica na formulação de opiniões. O pensamento científico tenta enfrentar o que for “preconceito”. Dentre muitos sentidos, a palavra indica um conceito surgido antes da experiência, algo que está na cabeça sem observação da realidade. Como na parábola dos cegos que apalpam um elefante, uns imaginam que a forma do mamífero seja de uma espada por tocarem no marfim, outro afirma ser uma parede por tocar seu abdômen e um terceiro garante que é uma mangueira por ter encostado, exclusivamente, na tromba. (…) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense [Paulo Freire]. Encontro bem menos leitores. Lanço o desafio cheio de esperança no centenário dele: antes de defender ou atacar Paulo Freire, leia dois livros dele ao menos. Depois de ler e examinar a obra, (…) emita sua sagrada opinião, agora com certo embasamento. Educação é algo muito sério. Paulo Freire encarou o gravíssimo drama do analfabetismo. Hoje vivemos outro tipo de drama: pessoas que possuem a capacidade de ler e se recusam a fazê-lo.

(Leandro Karnal. O desafio. Jornal O Estado de São Paulo, set.2021. Adaptado)

A partir do texto, pode-se concluir que o autor

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    desafia os leitores a uma postura mais científica na formulação de opiniões, de modo que elas sejam mais embasadas e menos preconceituosas. L4 : L7

  • no começo do texto ja mata a questão

  • NÃO SEI COMO ESTAVA O NÍVEL DE COBRANÇA DAS OUTRAS MATÉRIAS, MAS A PARTE DE PORTUGUÊS ESTAVA UMA SOPA.

  • GAB-B

    desafia os leitores a uma postura mais científica na formulação de opiniões, de modo que elas sejam mais embasadas e menos preconceituosas. 

     Vou desafiar meus leitores e minhas leitoras....

     É um convite a uma posição mais científica na formulação de opiniões...

    Depois de ler e examinar a obra...

    NÃO USE DROGAS, COMPRE ROUPAS CARAS!!!

  • GAB: B

    ''É um convite a uma posição mais científica na formulação de opiniões. O pensamento científico tenta enfrentar o que for “preconceito”.

  • GABARITO:B

    Na PRIMEIRO PERÍODO encontramos podemos encontrar a opinião do autor.

    “Vou desafiar meus leitores e minhas leitoras. É um CONVITE A UMA POSIÇÃO MAIS CIENTÍFICA na formulação de opiniões. O pensamento científico tenta enfrentar o que for “preconceito””

    pertencelemos!

  • Dá p responder lendo a primeira frase...

  • A) convida os alfabetizados e os analfabetos a valorizarem a ciência para que se combata o racismo existente contra os intelectuais. Extrapolação, pois não há convite.

    B) desafia os leitores a uma postura mais científica na formulação de opiniões, de modo que elas sejam mais embasadas e menos preconceituosas. Gabarito, aqui justifica-se pela critica pela emissão fundanda

    C)alerta para a seriedade da educação e nega o aspecto sagrado das opiniões que precisam ser fundamentadas cientificamente. Aqui não há negação das sagradas opiniões

    D) condena os leitores que observam a realidade local para emitir uma opinião, assim como ocorre na parábola dos cegos. Putz!! não há condenação em nenhuma parte do texto.

    E) sugere que se elabore uma opinião que não defenda nem detrate a obra de Paulo Freire, visto que a educação é algo sério. Não que se falar em sugerir uma opinião que não defenda

    Gab: B

  • Gabarito letra B

    Resposta no texto: "Vou desafiar meus leitores e minhas leitoras. É um convite a uma posição mais científica na formulação de opiniões. O pensamento científico tenta enfrentar o que for “preconceito” "