SóProvas


ID
5614501
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Há três tipos de arquivos: ativo ou temporário, inativo ou intermediário, morto ou permanente. Arquivo morto é aquele que contém documentos

Alternativas
Comentários
  • Colegas, uma dúvida: vi aqui no site este esqueminha:

    SINÔNIMOS - A Teoria das 3 idades

    CORRENTE - 1ª FASE - primeira idade - ativo

    INTERMEDIÁRIO - 2ª FASE - semi ativo - inativo

    PERMANENTE - 3ª FASE - inativo - morto

    Arquivos permanentes são aqueles que perderam o valor administrativo (valor primário - 1ª e 2ª fases) e que possuem valor secundário (valor histórico - 3ª fase), não é? Por que não poderia ser a A? Grato a quem puder responder. :)

  • Eu entendi assim, pode sim ter valor histórico, no entanto, quando se diz "essencialmente relevante", não deveria estar no arquivo morto, se ele é essencialmente relevante deveria estar no arquivo ativo.

    Minha opinião

  • Já vi alguns professores dizerem que arquivo morto é uma nomenclatura que não se usa mais, no entanto algumas bancas insistem em usar, aí fico sem entender se é ou não correto utilizar o termo " morto"

  • Confesso que entrei com recurso nessa questão. Primeiro que o DBTA nem usa a terminologia "Arquivo morto", porém imagino que a Vunesp tenha se pautado em qualquer autor que ainda utiliza esse termo.

    Mas a questão aqui é que a pergunta induz o candidato a assimilar que "arquivo morto" e "arquivo permanente" são sinônimos. Eu mesmo coloquei A por causa dessa semelhança que a questão dá no trecho: Há três tipos de arquivos: ativo ou temporário (entende-se que este é o tipo 1), inativo ou intermediário (tipo 2), morto ou permanente (tipo 3).

    E arquivo permanente é aquele histórico, essencialmente relevante (Alternativa A). Fui por essa lógica e errei a questão na prova.

  • Questãozinha... Segundo eu estudei não se usa mais a denominação "Arquivo Morto" para arquivos Permanentes. Vai entender!

  • São sinônimos apesar de arquivo MORTO não mais ser considerado na literatura conteporânea.

    O erro da questão é isso mesmo: apesar de falar em valor histórico não é essencialmente relevante.

  • Pessoal, é puro raciocínio lógico. Se é Arquivo Morto, não pode ser essencialmente relevante. Até pode ser histórico, mas não será relevante. Por eliminação, só a "C" faz sentido.

  • Só sei que acertei