SóProvas


ID
5614849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No tocante ao comportamento organizacional, julgue o próximo item.


A prontidão dos membros de uma equipe é o componente que determina o comportamento do líder, conforme a abordagem contingencial. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    TEORIA CONTINGENCIAL

    1. Lida com incertezas e eventualidade; Relativismo;
    2. Ênfase no ambiente;
    3. Sistemas abertos;
    4. Homem complexo;
    5. Características do ambiente condicionam as características organizacionais;
    6. Visão de contingência: habilidade do gestor em identificar contingências-chave.

    FONTE: Comentários do QC

  • Abordagem Situacional da Liderança

  • Achei que se os subordinados agissem de forma proativa, o líder poderia ser mais liberal. O contrario tb aconteceria...#Só que pra Cespe não.:(

  • Alguém para explicar?

  • O fator principal na contigencial é a situação em si

    teorias situacionais/contigenciais:

    - consideração os fatores ambientais;

    - líder se adapta às diversas situações/contexto;

    GAB ERRADO

  • Estaria mais relacionado a motivação das pessoas e capacidade técnica delas (MATURIDADE DOS EMPREGADOS). Assim o líder apresenta um certo comportamento dependendo da maturidade de cada empregado, indo do comportamento autocrático/diretivo (Alta tarefa e baixo relacionamento); apoiador (baixa tarefa, alto relacionamento); participativo (alta tarefa e alto relacionamento); e por fim o de de delegação (baixa tarefa e baixo relacionamento).

    Assim, falar que a prontidão é o único elemento determinante para o comportamento do líder é errado, e isto é visível na prática... Por exemplo, uma pessoa que hoje é contratada para atuar na empresa provavelmente ela apresenta um comportamento de MUITA PRONTIDÃO (afinal, deixou de ser desempregado), no entanto, provavelmente ela não terá capacidade de executar sozinha as tarefas sob sua responsabilidade, necessitando que alguém pegue na mão dela e mostre o que tem que ser feito, sem dar muita margem de discricionariedade. A medida em que ela for se aperfeiçoando no cargo e se sentir mais confiante, passando até mesmo por processos de T&D, o líder poderá apresentar um outro comportamento em relação ao seu subordinado.

  • GAB ERRADO

    A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)