SóProvas


ID
5614969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB2A1-I

    Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações, cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver. Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento. É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar. Desterritorialização é frequentemente outra palavra para significar alienação, estranhamento, que são, também, desculturização.

    Esse processo é, também, o que comanda as migrações, que são, por si sós, processos de desterritorialização e, paralelamente, processos de desculturização. O novo ambiente opera como uma espécie de denotador. Sua relação com o novo morador se manifesta dialeticamente como territorialidade nova e cultura nova, que interferem reciprocamente, mudando paralelamente territorialidade e cultura, e mudando o ser humano.

Milton Santos. O espaço do Cidadão. 7.ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020, p. 81-83 (com adaptações)

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o seguinte item.


O segundo período do primeiro parágrafo apresenta um argumento a favor da afirmação de que cultura e territorialidade são sinônimos. 

Alternativas
Comentários
  • A cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver.

    Gabarito: Certo.

    PPPE 2022.

  • GABA C -

    PERÍODO 01- "...cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. PERÍODO 02- A cultura, (...) um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio.

  •  segundo período do primeiro parágrafo apresenta um argumento a favor da afirmação de que cultura e territorialidade são sinônimos. Não entendi...alguém pode me explicar, por favor!

  • achei que o segundo parágrafo somente explicasse o que é cultura
  • CERTO

    cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver. 

    O argumento apresentado vai ao encontro do que foi afirmado.

    Relação entre cultura e territorialidade.

  • CERTO, perceba o argumento que favorece a afirmação:

    "A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio"

  • Gab.: Certo!

    O que está expresso no segundo período é uma explicação (argumentação) do que foi colocado no período anterior: Cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos.

  • Certo

    O segundo período do primeiro parágrafo apresenta um argumento a favor da afirmação de que cultura e territorialidade são sinônimos

    Período 02- A cultura, ... um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu MEIO

    MEIO?... MEIO = TERRITORIALIDADE? MEIO AMBIENTE?

    Para a banca meia resposta, já será o suficiente kkkk

  • acredito que banca tenha forçado a barra... mas parando pra analisar, a informação acrescentada não foi contrária à que foi passada no primeiro parágrafo, por isso, gabarito correto.

  • A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver.

  • Mais uma que a banca daria o gabarito que quisesse

  • na verdade, Marcelo Nogueira.

    o Autor tá trazendo a opinião dele sobra a cultura no segundo período do primeiro parágrafo ,ou seja, o autor não tá explicando nd.

    veja esse trecho: " A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver

    deu pra perceber que o autor ta afirmando / trazendo o seu ponto de vista que a CULTURA é UMA HERANÇA e um REAPRENDIZADO DAS RELAÇÕES PROFUNDAS....

    ______________________________________________________________________________________

    Agora se o autor trazesse um CONCEITO, DADOS ESTATÍSTICOS... sobre a CULTURA, aí eu concordaria com vc que o AUTOR SÓ TÁ EXPLICANDO

    por exemplo:

    CULTURA é um processo evolutivo da humanidade que surgiu desde da civilização pré-socrática... estima-se que cerca de 98 % da população possuem cultura e costume diferentes

    deu pra notar que eu to trazendo conceito e dados estatístico, isso significa que o autor tá explicando ou esclaredendo algum

    Um forte abraço!!!

  • CERTA!!

    A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver.

    RELAÇÃO PRODUNDA ENTRE O SER HUMANO EM SI E O SEU MEIO(LUGAR ONDE VIVE, COM QUE SE VIVE) Nesse sentido, está implicitamente o CONCEITO DE TERRITORIALIDADE!!

  • Na verdade,o primeiro período cita que são sinônimos e o segundo período argumenta o que foi citado.

    questão correta