-
A ideia geral é que as competências individuais possam ser desenvolvidas de modo que as pessoas possam assumir responsabilidades cada vez maiores e atribuições com nível crescente de complexidade, aumentando as competências, o desempenho individual e organizacional. O foco está na trajetória futura do funcionário e da organização, e não nas necessidades atuais do espaço ocupacional (visão ampliada de cargo, para incluir as competências necessárias para realização de tarefas e entrega de resultados associados, visando o sucesso da organização).
Gab. Certo! Prof. Carlos Xavier.
-
GAB CERTO
Quanto ao tipo as competências podem ser definidas como:
- ESSENCIAIS: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos clientes e concorrentes. Aquilo que a empresa sabe fazer de melhor. Também chamada de core competências;
- FUNCIONAIS: são as competências que cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada;
- DE GESTÃO: são as competências relacionadas com a gestão de recursos: financeiros, comerciais, produtivos e etc;
- ORGANIZACIONAIS: corresponde ao modo vivendi da organização, a sua cultura corporativa. Como a organização se estrutura e se organiza para realiza o trabalho organizacional;
- INDIVIDUAIS: são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.
IMPORTANTE: Competência individual sendo uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que afeta a maior parte de um trabalho, uma vez que estão relacionadas com o desempenho deste, e que pode ser mensurada através de padrões bem aceitos e melhorada através de treinamento e desenvolvimento.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas
-
Gabarito: CERTO
Existe uma classificação que divide as competências individuais (humanas) de acordo com a natureza das competências. Nesse sentido, as Competências Individuais podem ser divididas em:
Competências Técnicas: Tratam-se das competências necessárias ao desempenho de atividades operacionais específicas. Ou seja, se referem ao domínio das técnicas e processos necessários ao desempenho de atividades em determinada área de trabalho. Estão relacionadas a cargos operacionais e de assessoria.
Competências Gerenciais: Tratam-se das competências relacionadas à capacidade de gestão do indivíduo. Ou seja, consistem nas habilidades necessárias para liderar/gerenciar pessoas. Estão relacionadas a cargos de liderança e chefia.