SóProvas


ID
5615233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Com relação ao plano plurianual, julgue o próximo item.


O plano plurianual deverá conter o anexo de metas fiscais. 

Alternativas
Comentários
  • O anexo vem na LDO e não no PPA
  • lArt. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e: 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. Lei de Responsabilidade Fiscal Gabarito: Errado
  • gabarito ERRADO

    Segundo a inteligência do art. 4º da LRF, a LDO contém alguns anexos, quais sejam:

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    ANEXO DE RISCOS FISCAIS

    ANEXO ESPECÍFICO DA UNIÃO

     

    Os anexos de metas fiscais e de riscos fiscais são comuns a todos os entes, mas o anexo específico é exclusivo da União, que, sendo mais cirúrgico em minhas palavras, não integra a LDO, mas segue junto com a Mensagem (quem estudou redação oficial vai se lembrar desse expediente) que encaminha esta peça orçamentária, ou seja, o PLDO.

    LDO -------Na LRF---Anexo de Metas Fiscais

    Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

    § 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    Anexo de Metas Fiscais e Anexo de Riscos Fiscais foram integrados à LDO com o advento da Lei Complementar nº 101/2000, mais conhecida como LRF.

    Anexo de Metas Fiscais: contém os valores dos resultados fiscais e o montante da dívida pública, etc.

    Anexo de Riscos Fiscais: apresenta a avaliação de possíveis dívidas que poderão afetar as contas públicas.

    ART. 4º LRF- § 1 Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    ART. 4º LRF- § 3 A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

    Art. 165 CF- § 12. Integrará a lei de diretrizes orçamentárias, para o exercício a que se refere e, pelo menos, para os 2 (dois) exercícios subsequentes, anexo com previsão de agregados fiscais e a proporção dos recursos para investimentos que serão alocados na lei orçamentária anual para a continuidade daqueles em andamento. 

  • ERRADO

    Lei de diretrizes orçamentárias

    METAS E PRIORIDADES

    • METAS = FISCAIS
    • PRIORIDADES = COLOCA EM ORDEM AS PRIORIDADES

    Plano Plurianual 

    Estabelece as diretrizes FEDERAIS (não nacionais) para as despesas de capital e para os programas de duração continuada. Cada ente federativo tem seu o seu PPA.

    Diretrizes, Objetivos e Metas da ADMPF para as...

    • (a) DESPESAS de Capital (DK) e outras delas decorrentes
    • (b) DESPESAS relativas aos PROGRAMAS de duração continuada - Critério NÃO é o tempo, mas sim estar ou não relacionado com a área fim – EX: PAC.

     OBS

    • Meta é declaração de resultado a ser alcançado, de natureza quantitativa ou qualitativa, que contribui para o alcance do objetivo
  • Gab: E

    LDO

    Na CF/88

    •Texto Principal

    •Anexo ➜ Agregados fiscais

    Na LRF

    •Texto Principal

    •Anexos ➜ Metas fiscais / Riscos fiscais / Específico

    (CESPE) O processo orçamentário brasileiro é direcionado principalmente por três leis distintas: o plano plurianual com maior vigência, a lei de diretrizes orçamentárias em conjunto com o anexo de metas e riscos fiscais e, por fim, a lei orçamentária anual, na qual se incluem o orçamento fiscal, o de seguridade social e o de investimentos das empresas. (CERTO)

    (CESPE) O anexo de metas fiscais que integra a LDO deve estabelecer metas anuais para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. (CERTO)