SóProvas


ID
5615338
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São João da Ponte - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A adequação nutricional dos alimentos complementares é fundamental na prevenção de morbimortalidade na infância, incluindo a desnutrição e o sobrepeso. Sobre a alimentação complementar, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • A) A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por dois anos ou mais. Nos primeiros seis meses, a recomendação é que ela receba apenas o leite materno, chá e água.

    A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por 2 anos ou mais. Nos primeiros 6 meses, a recomendação é que ela receba somente leite materno.

    B) Os alimentos processados, ultraprocessados e orgânicos devem ser a base da alimentação da criança nos primeiros anos de vida. 

    Os alimentos in natura ou minimamente processados devem ser a base da alimentação da criança e de toda família, ou seja, a maior parte dos alimentos consumidos devem ser desse grupo.

    C) A introdução da alimentação complementar deve ser lenta e gradual. Inicia-se com a consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumenta-se a consistência até chegar à alimentação da família. 

    Correta.

    D) O uso de adoçantes deve ser estimulado nas crianças até os dois anos, a fim de diminuir o uso do açúcar simples e evitar que a criança se habitue ao sabor muito doce. 

    A fim de diminuir a quantidade de açúcar, alguns alimentos ultraprocessados, como refrescos em pó, gelatinas, sucos de caixa, bolinhos, biscoitos, sorvetes, entre outros, contêm adoçantes, apresentados nos rótulos como edulcorantes (aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio, sacarina sódica, estévia, manitol, sorbitol, xilitol e sucralose). Como os efeitos dos adoçantes na saúde das crianças não são plenamente conhecidos, essas substâncias não devem ser oferecidas a elas, a não ser por indicação de profissional de saúde.

    E) A oferta de suco de frutas à criança menor de um ano é recomendada, principalmente aqueles preparados apenas com a fruta sem adição de água, em substituição à fruta in natura.

    [...] Portanto, recomenda-se que não sejam oferecidos sucos de frutas à criança menor de 1 ano, mesmo aqueles feitos somente com fruta. Entre 1 e 3 anos de idade, eles continuam não sendo necessários, mas se forem oferecidos, pode-se dar cerca de 120 mL de suco por dia, desde que seja natural da fruta e sem adição de açúcar. Pode fazer parte de uma refeição, sendo oferecido, de preferência, ao término dela.

    Gabarito: C.