SóProvas


ID
5615533
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Criminalística

Durante a investigação de homicídios, podem ser utilizados testes bioquímicos capazes de detectar a presença de manchas de sangue não visíveis no local e também testes que confirmam a origem humana do sangue encontrado. Como exemplo, temos o teste com luminol, que reage com o grupo heme da hemoglobina, produzindo uma luminescência azulada visível em ambiente escuro. Já para a confirmação da origem do sangue, o teste está baseado na detecção da presença de imunoglobulinas (IgG) humanas na amostra analisada.

Considerando os componentes do sangue humano, a reação do luminol e a produção de imunoglobulinas ocorrem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Reação do luminol: nas hemácias.Produção de imunoglobulinas: no plasma sanguíneo

    Gabarito:C

  • REAÇÃO DO LUMINOL: Na presença de hemoglobina, o ferro desta irá catalisar a oxidação do Luminol pelo HO (peróxido de hidrogênio) em ambiente alcalino, gerando um intermediário excitado instável (ácido 3-aminoftálico), que irá decair rapidamente para o seu estado fundamental, emitindo luz nesse processo. 

    A chave aqui é saber que a HEMOGLOBINA (citada no enunciado) é um componente das HEMÁCIAS.

    Já os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são glicoproteínas produzidas por PLASMÓCITOS. O nome aqui também dá a dica... no PLASMA!

    Gabarito: alternativa C

    Mentoria Perícia e Polícia | www.mapaconcursos.com.br