SóProvas


ID
5615920
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um pai decidiu que seu filho, ainda criança, não será imunizado mesmo nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Considerando a atitude desse pai, a partir dos parâmetros estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/1990, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor se relaciona para a situação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.

    Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

  • ECA Art. 14º - § 1 o É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. A vacinação é obrigatória nos casos recomendados. Previsão expressa no ECA. Esse debate da vacina ser obrigatória ou não só surgiu agora por motivação política.
  • Já imagino essa caixa de resposta lotada de briga política.

  • TEXTO DE LEI PURO, OPINIÃO PESSOAL DEIXA PRA MESA DE BAR :)

  • Atadolfo?

    Sabe aquela alternativa tirada de outra questão, mas que ficou sem contexto?

  • STF - TEMA 1103 REPERCUSSÃO GERAL: É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar.

  • Ótimo

  • B

    O pai não poderá proceder dessa forma, pois, apesar da relativização da obrigatoriedade da vacinação para os maiores de idade, ela o é obrigatória para crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

    Vacinação não é decisão individual, pois ela atinge a sociedade, a pessoa que decide não se vacinar deve ser isolada, pois oferece risco aos demais.

  • Aos candidatos, não utilizem expressões "menores" ou "juízo de menores". Essas expressões estão ultrapassadas e são vistas de forma pejorativa, utilizem criança e adolescente e juízo da vara de infância e juventude.

  • "(...) a pessoa que decide não se vacinar deve ser isolada, pois oferece risco aos demais." - Isso é sua opinião pessoal e que em nenhuma lei encontrará respaldo. Como o caso aqui é legislação, deixe a sua opinião para uma roda de amigos.