SóProvas


ID
5616091
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Prefeito do Município YYZ decretou que todo atendimento de saúde feito pelo SUS na municipalidade será condicionado a uma contribuição financeira da seguinte forma: caso o cidadão não contribua para o INSS, deverá arcar com o valor dos insumos e eventuais medicamentos utilizados durante o atendimento, ficando o valor dos honorários médicos por conta do Município. O Prefeito justificou este ato como sendo uma medida que ele não mais podia atrasar, sob pena de violar o interesse público, pois, segundo ele, a pandemia do coronavírus, com o aumento de internações e tratamentos – que voltaram a subir após a circulação de novas variantes –, esgotaram os recursos financeiros da municipalidade e, de outra forma, os serviços de saúde não teriam condições de continuar. Analisando a atitude do Prefeito do Município de YYZ, à luz das regras constitucionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A Seguridade Social encontra guarida no art. 194, caput, da CRFB/88, o qual dispõe que ela é formada pela saúde, à previdência e à assistência social. (Bizu: PAS -> Previdência, Assistência, Saúde)

    Em suma:

    1) A previdência possui caráter contributivo; (art. 201, CF)

    2) A assistência será prestada a quem dela necessitar; (art. 203, CF)

    3) A a saúde é direitos de todos e dever do Estado. (art. 196, CF)

    Ainda, consoante o art. 198, § 1º, da CRFB/88:

    "o sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes"

    Portanto, o decreto do prefeito que condiciona o atendimento de saúde feito pelo SUS na municipalidade a uma contribuição financeira direta do cidadão viola direito fundamental social de acesso à saúde (art. 6º, CF).

    Indo mais a fundo:

    1) Na saúde e na assistência social, a contribuição do cidadão é indireta (por meio de impostos "gerais");

    2) Na previdência social, a contribuição é direta (recolhimento de contribuição previdenciária, seja no RGPS ou no RPPS, conforme o caso).

    #PCAL #PCBA