SóProvas



Prova FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Técnico em Enfermagem - Edital nº 77


ID
5616091
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Prefeito do Município YYZ decretou que todo atendimento de saúde feito pelo SUS na municipalidade será condicionado a uma contribuição financeira da seguinte forma: caso o cidadão não contribua para o INSS, deverá arcar com o valor dos insumos e eventuais medicamentos utilizados durante o atendimento, ficando o valor dos honorários médicos por conta do Município. O Prefeito justificou este ato como sendo uma medida que ele não mais podia atrasar, sob pena de violar o interesse público, pois, segundo ele, a pandemia do coronavírus, com o aumento de internações e tratamentos – que voltaram a subir após a circulação de novas variantes –, esgotaram os recursos financeiros da municipalidade e, de outra forma, os serviços de saúde não teriam condições de continuar. Analisando a atitude do Prefeito do Município de YYZ, à luz das regras constitucionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A Seguridade Social encontra guarida no art. 194, caput, da CRFB/88, o qual dispõe que ela é formada pela saúde, à previdência e à assistência social. (Bizu: PAS -> Previdência, Assistência, Saúde)

    Em suma:

    1) A previdência possui caráter contributivo; (art. 201, CF)

    2) A assistência será prestada a quem dela necessitar; (art. 203, CF)

    3) A a saúde é direitos de todos e dever do Estado. (art. 196, CF)

    Ainda, consoante o art. 198, § 1º, da CRFB/88:

    "o sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes"

    Portanto, o decreto do prefeito que condiciona o atendimento de saúde feito pelo SUS na municipalidade a uma contribuição financeira direta do cidadão viola direito fundamental social de acesso à saúde (art. 6º, CF).

    Indo mais a fundo:

    1) Na saúde e na assistência social, a contribuição do cidadão é indireta (por meio de impostos "gerais");

    2) Na previdência social, a contribuição é direta (recolhimento de contribuição previdenciária, seja no RGPS ou no RPPS, conforme o caso).

    #PCAL #PCBA


ID
5616094
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Geraldo encontrava-se em uma profunda crise financeira. Sem emprego, com cinco filhos e passando necessidades básicas, soube por um conhecido que havia a possibilidade de vender sangue e seus derivados para uma pessoa, em uma clínica da cidade. Seu conhecido ainda disse que era exatamente o mesmo procedimento da doação de sangue, só que faziam o pagamento pela quantidade retirada. Geraldo ficou incomodado com a situação, mesmo precisando do dinheiro. Para saber da legalidade daquilo, ele procurou a Defensoria Pública de sua cidade e perguntou sobre o fato. Desta forma, a partir do que diz a Constituição da República Federativa do Brasil sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta resposta correta a ser dada sobre o questionamento de Geraldo. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    • Art. 199, § 4º, CF. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca do instituto da Saúde no Brasil. Vejamos:

    “Art. 199, § 4º, CF. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.”

    “Art. 14, Lei 10.205/2001. A Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados rege-se pelos seguintes princípios e diretrizes:

    II - utilização exclusiva da doação voluntária, não remunerada, do sangue, cabendo ao poder público estimulá-la como ato relevante de solidariedade humana e compromisso social;

    III - proibição de remuneração ao doador pela doação de sangue;

    IV - proibição da comercialização da coleta, processamento, estocagem, distribuição e transfusão do sangue, componentes e hemoderivados.”

    Ou seja, a Constituição e a legislação brasileira determinam que o sangue e seus derivados doados sejas para atendimento da população, devendo ser doação voluntária, não remunerada, sendo proibida a sua comercialização.

    Desta forma:

    D. CERTO. A Constituição Federal veda expressamente todo tipo de comercialização de sangue e seus derivados, bem como órgãos, tecidos e substâncias humanas.

    Gabarito: Alternativa D.

  • A vedação é ABSOLUTA, não há exceções!

    Art. 199º, § 4º, da CF/88: A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.


ID
5616097
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As sucessivas queimadas da vegetação nativa do Município YYZ afetaram drasticamente a população local, tanto com a redução expressiva das chuvas periódicas, quanto com problemas respiratórios intensos, atingindo todas as faixas de idade. O serviço de saúde pública estava funcionando devidamente na municipalidade, a fim de lidar com as demandas que surgiram, porém o Ministério Público local enviou à direção municipal do SUS um ofício solicitando esclarecimentos do motivo da ausência de atividades fiscalizatórias e de controle, no segundo caso junto aos outros entes federativos, por parte do Sistema Único de Saúde, sobre as queimadas. A direção municipal do SUS argumentou que esta não era uma atribuição legal do Sistema Único de Saúde. Utilizando as normas advindas da Lei Federal nº 8.080/1990, responda se está correta a argumentação da direção municipal do SUS. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Vale lembrar que a saúde deve colaborar na proteção do meio ambiente e um dos eixos das comissões intersetoriais é o meio ambiente

    I - alimentação e nutrição;

    II - saneamento e meio ambiente;

    III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;

    IV - recursos humanos;

    V - ciência e tecnologia; e

    VI - saúde do trabalhador.

  • Art. 18 - VI: Compete à administração municipal do SUS " colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las".


ID
5616100
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A família da Sra. Ana Katarina estava enfrentando momentos muito difíceis com seu estado de saúde. Em uma conversa, decidiram sobre a possibilidade de realizar a chamada internação domiciliar, que eles souberam existir previsão na Lei Orgânica da Saúde. Fazendo a leitura da legislação, a família conseguiu levantar algumas informações. Tendo por referência a Lei Federal nº 8.080/1990, assinale a alternativa que trouxer uma informação INCORRETA sobre o atendimento e internação domiciliar.

Alternativas

ID
5616103
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Iniciou-se um questionamento entre os moradores do Município ZT sobre a ineficiência das políticas públicas de saúde oferecidas pelo SUS localmente. Em uma audiência pública realizada para poder buscar mais informações sobre a situação, a direção municipal do SUS mostrou que a população e a sociedade civil em geral não colaboravam para o cumprimento deste dever do Estado, o que causou certa comoção entre os munícipes, já que, para eles, a lei dizia claramente que o fornecimento dos serviços de saúde eram um dever exclusivo do Estado. Com relação à Lei Federal nº 8.080/1990, a concepção dos cidadãos do Município ZT, com relação a dever do Estado, está correta? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

    § 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.


ID
5616106
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 8.080/1990, são integrados ao SUS os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino através de um instrumento legal específico, que está corretamente descrito na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, convênio.

    Lembrando que a iniciativa "privada" é por contrato ou convênio, já os hospitais universitários segundo o Art. 45:

    Os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao Sistema Único de Saúde (SUS), mediante convênio, preservada a sua autonomia administrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados.


ID
5616109
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Porto Alegre (LOM) afirma que “as instituições privadas poderão participar de forma suplementar do Sistema Único de Saúde, no âmbito do Município, mediante contrato de direito público”, mas algumas delas terão preferência sobre as outras. A partir de tais apontamentos, considerando o texto da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, qual ou quais instituições terão preferência, nas condições acima citadas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 160 § 1º As instituições privadas poderão participar de forma suplementar do Sistema Único de Saúde, no âmbito do Município, mediante contrato de direito público, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos

    GAB - E

  • Art. 160 - As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.

    § 1º As instituições privadas poderão participar de forma suplementar do Sistema Único de Saúde, no âmbito do Município, mediante contrato de direito público, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    § 2º É vedada a cobrança ao usuário pela prestação de serviços de assistência à saúde mantidos pelo Município ou de serviços contratados ou conveniados pelo Sistema Único de Saúde.

    § 3º As instituições privadas de saúde ficarão sob controle do Poder Público, nas questões de controle de qualidade e de informação, e de registros de atendimento, conforme os códigos sanitários nacional, estadual e municipal, e as normas do Sistema Único de Saúde.

    § 4º A instalação de quaisquer novos serviços públicos de saúde deve ser discutida e aprovada no âmbito do Sistema Único de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, levando-se em consideração a demanda, cobertura, distribuição geográfica, grau de complexidade e articulação do sistema.


ID
5616112
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Em relação aos serviços prestados no âmbito do Município de Porto Alegre, o Sistema Único de Saúde possui uma série de fontes de financiamento, ou seja, os recursos financeiros utilizados para garantir o acesso à saúde da população. Esse conjunto dos recursos destinados às ações e serviços de saúde no Município, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre constitui: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 164 O Sistema Único de Saúde, no âmbito do Município, será financiado com recursos orçamentários do Município, do Estado, da União, da seguridade social, além dos provenientes de outras fontes.

    § 1º O conjunto dos recursos destinados às ações e serviços de saúde no Município constitui o Fundo Municipal de Saúde, na forma da lei.

    § 2º O montante das despesas com saúde não será inferior a treze por cento das despesas globais do orçamento anual do Município, excluídas do cálculo as transferências da União e do Estado referentes ao Sistema Único de Saúde.


ID
5616115
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei Federal nº 8.142/1990, que tem relação direta com a Lei Orgânica da Saúde, trata, dentre outros temas, da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde, esta que é uma das diretrizes do SUS constitucionalmente previstas. Essa participação será feita por meio de instâncias colegiadas, a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. Sobre essas instâncias, de acordo com a referida Lei Federal, assinale a alternativa INCORRETA em relação a uma das características da Conferência de Saúde ou do Conselho de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • QC deu muito mole. O TEC contratou ele pra comentar contabilidade lá.

  • letra D - ERRADA

    convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • Letra D incorreta

    Art 1.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas

    I - A Conferência de Saúde; e

    II - O Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

  • Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas

    I - A Conferência de Saúde; e

    II - O Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

  • Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas

    I - A Conferência de Saúde; e

    II - O Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

  • §1° - É convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    Resposta: Letra D (INCORRETA)


ID
5616118
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Ainda tratando das especificidades da Lei Federal nº 8.142/1990, esta legislação trata de determinados recursos que irão, por exemplo, financiar a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal. Para o recebimento desses recursos, a própria lei define alguns requisitos específicos, que deverão ser atendidos como condição do ato de recebimento dos valores em questão. Caso um Município não atenda aos requisitos acima citados, de acordo com a referida Lei Federal, os recursos serão:

Alternativas
Comentários
  • é sempre o ente acima

    =)

  • Art. 4º

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

    Gab. A


ID
5616121
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, Art. 200, ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 200 [...] II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    Obs.: é muita sacanagem da banca trocar executar por fiscalizar!

  •  Art. 6º. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

  • A questão exige conhecimento acerca da Ordem Social - da Saúde, e pede ao candidato que assinale o item incorreto, quanto à atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS). Vejamos:

    a) Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.

    Correto. Aplicação do art. 200, III, CF:  Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

    b) Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.

    Correto. Aplicação do art. 200, V, CF:  Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;    

    c) Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos. 

    Correto. Aplicação do art. 200, VII, CF:  Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    d) Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.

    Correto. Aplicação do art. 200, I, CF:  Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

    e) Fiscalizar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. 

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Compete ao SUS executar (e não fiscalizar) as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. Inteligência do art. 200, II, CF: Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    Gabarito: E

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre ordem Social. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200, III: “Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; (...)”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200, V: “Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; (...)”.

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200, VII: “Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; (...)”.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200, I: “Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; (...)”.

    E- Incorreta. Compete ao SUS executar, e não fiscalizar, as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. Art. 200, CRFB/88: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E (já que a questão pede a incorreta).

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Sistema Único de Saúde. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.”

    B. CERTO.

    “Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    V - incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.”

    C. CERTO.

    “Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.”

    D. CERTO.

    “Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.”

    E. ERRADO.

    “Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.”

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • GAB-E

    Fiscalizar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

    V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;      

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

    VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

    Só as pessoas inteligentes sabem ser boas ouvintes.


ID
5616124
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.080/1990, serão atribuições exercidas no âmbito administrativo pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    A implementação do Sistema Nacional de Sangue é atribuição comum, porém a normatização e coordenação é atribuição da União.


ID
5616127
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Conforme a Portaria nº 2.436/2017, são consideradas diretrizes do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:

    I - Princípios:

    a) Universalidade;

    b) Equidade; e

    c) Integralidade.

    II - Diretrizes:

    a) Regionalização e Hierarquização:

    b) Territorialização;

    c) População Adscrita;

    d) Cuidado centrado na pessoa;

    e) Resolutividade;

    f) Longitudinalidade do cuidado;

    g) Coordenação do cuidado;

    h) Ordenação da rede; e

    i) Participação da comunidade.


ID
5616130
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente queimado dá entrada na Emergência com 55% do corpo queimado, incluindo vias aéreas. Um dos cuidados imediatos a serem realizados para esse paciente é a reanimação volumétrica, para que o paciente não evolua com quadro de desidratação e choque hipovolêmico. Devido a isso, o médico prescreveu para que o técnico de enfermagem administrasse 6 litros de ringer lactato em 24h. Quantas gts/min deve ser instalado no paciente para que a prescrição médica seja cumprida?

Alternativas

ID
5616133
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para que uma anotação de enfermagem fique rica de informações sobre o estado do paciente é necessário que o técnico de enfermagem tenha conhecimento sobre as terminologias técnicas e, dessa forma, mantenha uma boa comunicação escrita com todos os que são responsáveis pela assistência ao paciente. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando corretamente as terminologias.

Coluna 1

1. Ablepsia.

2. Bulectomia.

3. Disquesia.

4. Isquialgia.

5. Retocele.


Coluna 2

( ) Retirada de bolhas do pulmão.

( ) Protusão de parte do reto.

( ) Dor no quadril.

( ) Cegueira.

( ) Evacuação difícil e dolorosa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( 2 ) Retirada de bolhas do pulmão.

    ( 5 ) Protusão de parte do reto.

    ( 4 ) Dor no quadril.

    ( 1 ) Cegueira.

    ( 3 ) Evacuação difícil e dolorosa.

    CONFESSO QUE TINHA ALGUMAS TERMINOLOGIAS QUE EU NÃO LEMBRAVA!!!!

    BONS ESTUDOS!!


ID
5616136
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani (C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A doença não é contagiosa. A vacinação com a vacina contra o tétano previne a infeção.


ID
5616139
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Febre amarela é doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. O agente etiológico é transmitido por artrópodes (vetores), habitualmente conhecidos como mosquitos e pernilongos. A importância epidemiológica decorre da gravidade clínica, da elevada letalidade e do potencial de disseminação e impacto, sobretudo quando a transmissão for urbana. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I. A suscetibilidade é universal e a infecção confere imunidade duradoura, podendo se estender por toda a vida. Os filhos de mães imunes podem apresentar imunidade passiva e transitória durante os 6 primeiros meses de vida.

II. O quadro clínico clássico caracteriza-se pelo início súbito de febre alta, cefaleia intensa e duradoura, inapetência, náuseas e mialgia.

III. O sinal de Faget (bradicardia acompanhando febre alta) está presente em todos os casos de febre amarela.

IV. É apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente, que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em unidade de terapia intensiva (UTI), com intuito de reduzir as complicações e o risco de óbito.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O que o avaliador quis dizer com "A suscetibilidade é universal"?

    A febre amarela é uma doença tropical, encontrada apenas em países da África e Américas Central e do Sul.

  • sinal de faget :Febre alta com pulso lento, sugestivo de febre amarela.

  • Apenas I, II e IV.
  • O ítem III - O sinal de FAGET não está presente em todos os casos de febre amarela e sim nos casos mais graves que se enquadra no período toxêmico que é quando a febre e a diarreia reaparecem, vômito apresenta-se com aspecto de borra de café e instala-se o quadro de insuficiência hepatorrenal caracterizado porr icterícia, oligúria, albuminúria e outros síntomas.


ID
5616142
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a portaria GM/MS nº 2048/2002, unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências, são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família e as unidades hospitalares de atendimento às urgências e emergências, com importante potencial de complacência da enorme demanda que hoje se dirige aos prontos-socorros, além do papel ordenador dos fluxos da urgência. Assim, têm como principais missões, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • É com a maior satisfação que estamos implantando a Política NAcional de Atenção às Urgências avançando na construção do SUS, tendo como diretrizes a universalidade, a integralidade, a Descentralização e a participação social, ao lado da humanização, a que todo cidadão tem direito.

  • Portaria GM/MS nº 2048/2002

    2.1 - Atribuições:

    · Descentralizar o atendimento de pacientes com quadros agudos de média complexidade;


ID
5616145
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Portaria nº 1.600/2011, analise as assertivas abaixo referentes às diretrizes da rede de atenção às urgências:

I. Garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e às relacionadas a causas externas (traumatismos, violências e acidentes).

II. Humanização da atenção, garantindo efetivação de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde.

III. Diminuição do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • É com a maior satisfação que estamos implantando a Política NAcional de Atenção às Urgências avançando na construção do SUS, tendo como diretrizes a universalidade, a integralidade, a descentralização e a participação social, ao lado da humanização, a que todo cidadão tem direito.


ID
5616148
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atual ambiente organizacional da maioria dos hospitais, pelo menos seis grandes mudanças são requeridas para iniciar a jornada com vistas a uma cultura da segurança. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essas mudanças. 

Alternativas

ID
5616151
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é dos procedimentos de maior responsabilidade para a equipe de enfermagem. Para executar este procedimento, é necessário conhecimento sobre farmacologia e terapêutica médica, principalmente em relação à ação, à dose, aos efeitos colaterais e às vias de administração. Assinale a alternativa que corresponde a vias de administração de medicamento não parenteral.

Alternativas
Comentários
  • Sublingual - Enteral

  • Lembrar das vias parenterais: IM, IV, SUB, respiratoria e topica. a questao pegunta sobre a via NAO parenteral ou seja as orais e sublingual que sao enterais.

  •  via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. 

    via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal. Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus

    OBS>.>> A banca ao elaborar a questão optou por confundir essas duas vias. Quando não ocorre essa troca a banca opta por confundir os conceitos de subcutânea e intradérmica OU ANGULAÇÃO.

    FIQUE LIGADO:

    via intradérmica e a introdução de medicação diretamente na derme

    subcutânea camada adiposa que fica por baixo da pele, ou seja, na gordura corporal, principalmente da região abdominal

    ANGULAÇÃO:

    INTRADÉRMICA 10°15°

    INTRAVENOSA, 25°

    SUBCUTÂNEA 45°

    INTRAMUSCULAR 90°


ID
5616154
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pancreatite aguda corresponde a um processo inflamatório agudo do pâncreas que pode envolver também tecidos peripancreáticos ou órgãos e sistemas distantes. São considerados fatores etiológicos desta patologia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Pancreatite aguda é a inflamação aguda do pâncreas (e, algumas vezes, dos tecidos adjacentes). Os fatores desencadeantes mais comuns são cálculos biliares e ingestão de álcool. A classificação do grau da pancreatite aguda é leve, moderada ou grave, de acordo com a existência de complicações locais e a insuficiência transitória ou passageira do órgão. O diagnóstico e feito pela apresentação clínica, dosagem da amilase e lipase séricas e exames de imagem. O tratamento é de suporte, com líquidos IV analgésicos e suporte nutricional. Embora a mortalidade geral da pancreatite aguda seja baixa, a morbidade e mortalidade são significativas nos casos graves.

    Via Manual MDS


ID
5616157
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O edema agudo de pulmão é um processo patológico secundário caracterizado por acúmulo de líquido nos espaços intersticial e alveolar, impedindo a adequada difusão de oxigênio e dióxido de carbono. Em relação a essa patologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Edema agudo de pulmão – é uma emergência médica, de início súbito, causada pelo excesso de líquido proveniente dos vasos sanguíneos, que se deposita nos . Em geral, afeta pessoas com histórico anterior de distúrbios cardiovasculares;


ID
5616160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Chagas é constituída pela fase aguda, que pode ser sintomática ou assintomática, sendo esta última mais frequente, e pela fase crônica, que pode perdurar por um longo período. O quadro clínico da doença de Chagas é caracterizado por sintomas que variam de acordo com a fase da patologia. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às manifestações clínicas da fase aguda. 

Alternativas
Comentários
  • Fase Aguda (Doença de Chagas Aguda – DCA)

    As manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongada e recorrente, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia de linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite.

    A doença de Chagas aguda em áreas endêmicas normalmente ocorre na infância e pode ser assintomática. Quando apresenta sintomas, estes se iniciam 1 a 2 semanas após a exposição. Uma lesão de pele endurecida e eritematosa (um chagoma) aparece no local de entrada do parasita. Quando o local de inoculação é a conjuntiva, edema periocular unilateral e palpebral com conjuntivite e linfadenopatia pré-auricular são chamados coletivamente de sinal de Romaña.

    A doença de Chagas crônica se desenvolve em 20 a 30% dos pacientes após uma fase de latência que pode durar anos ou décadas. Os parasitas provavelmente estão presentes na doença crônica; uma reação autoimune também pode contribuir para danos aos órgãos. Os principais efeitos são

    • Cardíaco
    • Gastrointestinal

    Doença cardíaca geralmente se manifesta com anormalidades na condução, incluindo bloqueio de ramo direito ou bloqueio fascicular anterior esquerdo. Em geral, a é seguida por dilatação flácida de todas as câmaras, aneurisma apical e progressão das lesões no sistema de condução. Pacientes podem ter insuficiência cardíaca, síncope, morte súbita resultante de ou arritmia ventricular e tromboembolismo. Eletrocardiograma (ECG) pode mostrar bloqueio completo ou do ramo direito do coração.

    Doença gastrintestinal se manifesta com sintomas que lembram ou . O megaesôfago de Chagas apresenta-se com disfagia e pode conduzir a infecções pulmonares por aspiração ou por desnutrição grave. Megacólon pode resultar em períodos prolongados de obstipação e vólvulo intestinal.

    Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/protozo%C3%A1rios-extraintestinais/doen%C3%A7a-de-chagas

  • Sinal de Romaña - Caracteriza-se por edema bipalpebral unilateral por reação inflamatória a penetração do parasito na conjutiva e adjacências.


ID
5616163
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais vitais evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. É de responsabilidade do profissional de enfermagem realizar o controle dos sinais vitais e realizar os devidos registros. Um desses sinas que devem ser verificados é a frequência cardíaca. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fazer pressão forte sobre a artéria, para que se obtenha maior precisão dos batimentos.

ID
5616166
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais importantes da assistência de enfermagem. Considerando as vias de administração medicamentosa, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

Coluna 1

1. Epidural.

2. Intratecal.

3. Intra-articular.

4. Intraóssea.

5. Intraocular.


Coluna 2

( ) Disco medicamentoso colocado como lente de contato.

( ) Medicamento colocado dentro de uma articulação.

( ) Medicamento administrado diretamente na medula óssea.

( ) Medicamento administrado através de um cateter no espaço epidural.

( ) Medicamento administrado no espaço subaracnóideo ou dentro de um dos ventrículos do cérebro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5616169
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Candidíase vulvovaginal é a infecção da vulva e vagina, causada por um fungo comensal que habita a mucosa vaginal e digestiva, o qual cresce quando o meio se torna favorável ao seu desenvolvimento. Existem fatores que predispõem à infecção vaginal por Candida sp., dentre os quais pode-se destacar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • uretrite é um tipo de infecção urinária que ocorre quando há uma inflamação ou infecção na uretra, o canal que liga a bexiga ao exterior para saída da urina. Os principais sintomas são ardência, desconforto ou dor ao urinar, corrimento ou vontade frequente em ir ao banheiro.


ID
5616172
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período pós–operatório estende-se desde o momento em que o paciente deixa o centro cirúrgico até a última visita de acompanhamento com o cirurgião. Durante o período pós-operatório, os cuidados de enfermagem enfocam o restabelecimento do equilíbrio fisiológico do paciente, o alívio da dor, a prevenção de complicações e as instruções ao paciente sobre o autocuidado. Dentre a manutenção da estabilidade cardiovascular, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O devedor transfere a propriedade, o que ele possui é posse. A questão é bem mixuruca ao querer generalizar o conceito de propriedade


ID
5616175
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A traqueostomia é uma abertura realizada na traqueia, na qual é inserida uma cânula plástica ou metálica em curva. São indicações para a realização deste procedimento, EXCETO:

Alternativas

ID
5616178
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual o nome da posição indicada para exames retais e vaginais, em que o paciente fica ajoelhado sobre o leito, pernas ligeiramente afastadas, tórax apoiado sobre o colchão, rosto apoiado, voltado lateralmente, sobre um travesseiro?

Alternativas
Comentários
  • Genupeitoral


ID
5616181
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. São complicações que podem ocorrer no processo de cicatrização, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B


ID
5616184
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Curativo é um cuidado de enfermagem dispensado a uma área do corpo que sofreu solução de continuidade. São objetivos de um curativo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os quelóides e cicatrizes hipertróficas são tipos de cicatrizes benignas que acontecem pela proliferação anormal do tecido de granulação e depósito de colágeno após ocorrer alguma lesão na pele, levando a uma cicatriz elevada que pode se apresentar até como nodulações, com dor e coceira.

  • cicatriz hipertrófica é aquela cicatriz que fica um pouco endurecida e mais alta, ou grossa como popularmente é chamada.

  • cicatriz hipertrófica é aquela cicatriz que fica um pouco endurecida e mais alta, ou grossa como popularmente é chamada.


ID
5616187
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis. É considerado uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças nas últimas décadas. Em relação à vacina da febre amarela, analise as assertivas abaixo:

I. A vacina da febre amarela não está indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, devendo a vacinação ser adiada até a criança completar 6 meses de idade.

II. Esta vacina também não está indicada para indivíduos com doenças autoimunes ou doença neurológica ou com 60 anos ou mais que serão vacinados pela primeira vez.

III. O esquema vacinal com a vacina da febre amarela corresponde à administração de uma dose a partir dos 9 meses de idade. Uma dose deve ser administrada a cada 10 anos.

IV. A vacina é administrada por via subcutânea, o volume da dose a ser administrada é de 0,5 mL.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!!!

    Pessoas que tomaram 2 (duas) doses antes dos 5 anos de idade ou 1 (uma) dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida!

  • NÃO TEM MAIS INDICAÇÃO DE VACINAÇÃO A CADA 10 ANOS. QUESTÃO DESATUALIZADA. SOLICITO COMENTÁRIO DO PROFESSOR!

  • É a partir dos 9 meses de idade


ID
5616190
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As serpentes são animais vertebrados e carnívoros que pertencem ao grupo dos répteis. Podem ser classificadas em dois grupos básicos: as peçonhentas e as não peçonhentas. A Surucucu é a maior das serpentes peçonhentas das Américas, é do gênero Lachesis e a ação do seu veneno pode provocar as seguintes reações, EXCETO:

Alternativas

ID
5616193
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As lesões torácicas são responsáveis por inúmeras mortes de origem traumática. A caixa torácica contém órgãos nobres, como coração e pulmão, além de outras estruturas vitais. Dessa forma, os traumatismos que atingem essas áreas podem comprometer seriamente a respiração e a circulação, e é responsabilidade do profissional identificar e tratar essas lesões de forma rápida e eficaz. No que se refere aos traumas de tórax, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : A

    b) Tamponamento cardíaco ocorre quando um ferimento cardíaco possibilita acúmulo de líquido (geralmente sangue) entre o saco pericárdio e o coração.

    c) A contusão pulmonar é definida como lesão nas quais ocorre dano intersticial e alveolar, com a presença de sangue e edema. Normalmente, as contusões aparecem dentro de quatro a seis horas depois do trauma e desaparecem em quatro a seis dias, sendo o início abrupto da opacificação parenquimatosa e seu desaparecimento rápido característicos da contusão pulmonar. O fator mais significativo é o trauma fechado.

    d) Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão, causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria.

    e) Pneumotórax é a presença de ar no espaço entre a pleura visceral e parietal. Pode ser originado de um trauma aberto ou fechado.


ID
5616196
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para um bom atendimento ao paciente, é importante que o técnico de enfermagem tenha conhecimento sobre as ações das medicações utilizadas em urgências e emergências. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Amiodarona.

2. Dopamina.

3. Dobutamina.

4. Nitroprussiato de sódio.

5. Nitroglicerina.


Coluna 2

( ) Utilizado para melhorar a pressão arterial, melhorar a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave.

( ) Indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio.

( ) Tem a finalidade de regularizar as alterações dos batimentos cardíacos (arritmias), que podem ocorrer em alguns tipos de doença.

( ) Indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca, uma vez que age aumentando a força das contrações cardíacas, melhorando assim o fluxo sanguíneo no coração.

( ) É um potente vasodilatador com ação rápida e de curta duração, sendo bastante eficaz em emergências hipertensivas e no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 2 – 5 – 1 – 3 – 4.

ID
5616199
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem recebe uma prescrição médica para administrar em um paciente uma solução de ringer lactato 500 ml em 8h. Quantas microgotas/minutos serão infundidas no paciente para que a prescrição seja cumprida? 

Alternativas
Comentários
  • micro/ min volume-------- 500 --------- ÷ tempo ‐------- 8 62,5
  • vamos la o GAB correto com a aproximação seria 63 MGTS mas vou explicar o porquê mas o meu deu 62,5 tb

    MGTS = V/ T entao 500/8 entao 62,5 mas mediante a regra de aproximação seria 63 mas como o gab bate 62,5 na alternativa , fica o que ta valendo mas caberia uma anulação

    TIAGO 3 vers 2;3


ID
5616202
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hipernatremia ocorre sempre que a ingestão de água é menor que a soma das perdas hídricas renais e extrarrenais de sódio. Sobre esse desequilíbrio hidroeletrolítico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A hiposmolaridade provoca contração de todas as células do corpo, incluindo os neurônios; as manifestações mais comuns são confusão mental, fraqueza, náuseas, poliúria, irritabilidade e câimbras.

( ) Pacientes com litioterapia podem desenvolver diabetes insipidus nefrogênico, com poliúria, polidipsia e hipernatremia.

( ) A sede é um sintoma proeminente em pacientes conscientes, mas a ingestão deficiente de água pode ser causada pelo quadro de coma, associado ou não com diminuição de diurese.

( ) Quando a hipernatremia excede 160 mEq/l, deve ser corrigida lentamente, para evitar desenvolvimento de edema cerebral ou convulsões.

( ) Ocorre nos casos graves de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) decorrente da hidratação de rotina com SF 0,9% ou ringer lactato ou após correção de acidose com bicarbonato de sódio ou sudorese excessiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5616205
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipocalcemia é diagnosticada quando há baixa concentração de cálcio plasmático. São manifestações clínicas cardiovasculares da hipocalcemia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • TETANIA : Contrações involuntárias dos músculos.

ID
5616208
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem recebe um paciente na unidade de terapia intensiva (UTI) com balão intra-aórtico introduzido na artéria femoral. Para o cuidado com esse paciente, é importante que diversos cuidados de enfermagem sejam realizados, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O fato de uma nuvem ser publica não está ligado ao uso de senhas, mas com quem pode ter acesso à nuvem. Quando se diz que uma nuvem é publica, significa que qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, diferente de uma nuvem privada, por exemplo, cujo acesso é restrito a determinadas pessoas. Você pode acessar o Google Drive, porque é uma nuvem pública, mas não pode acessar a do Banco do Brasil, porque é uma nuvem privada.

  • Quais os cuidados de enfermagem com balão intra aórtico?

    – atentar para isquemia de membros inferiores (verificação da pulsação); atentar para sinais de embolia, infecção, sangramento, dor e trombocitopenia; prestar manutenção de um suporte circulatório seguro e efetivo; atentar para trombos no sítio de punção; -Imobilidade do cateter balão, dentre outras.


ID
5616211
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Portaria MS nº 2.436/2017 – Política Nacional de Atenção Básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo.

( ) Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.

( ) Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

( ) Garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo.

( ) Estimular a participação popular e o controle social.

( ) Assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5616214
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Das atribuições dos membros das equipes de atenção básica, assinale a alternativa que NÃO compreende às atribuições do técnico de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Realizar atenção à saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade. gab.A


ID
5616217
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (2014), sobre as metas de segurança do paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • META 1 - IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE. META 2 - COMUNICAÇÃO EFETIVA. META 3 - MELHORAR A SEGURANÇA DOS MEDICAMENTOS. META 4 - CIRUGIA SEGURA META 5 - REDUZIR O RISCO DE INFECÇÃO ASSOCIADO AO CUIDADO.(Higiene das mãos) META 6 - REDUZIR O RISCO DE DANOS AOS PACIENTES RESULTANTE DE QUEDAS.


ID
5616220
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 70 anos, do sexo masculino, dá entrada na emergência, direto para a sala vermelha, com sintomas de cefaleia intensa, desvio de comissura labial, paresia à direita, disártrico, além de apresentar uma pressão arterial (PA) 200x110. Qual provável diagnóstico este paciente está apresentando?

Alternativas
Comentários
  • É sério isso? Uma pergunta de diagnóstico pra técnico em enfermagem?


ID
5616223
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer de colo do útero é predominantemente um câncer espinocelular, também inclui adenocarcinoma, é ainda o terceiro câncer reprodutivo mais comum em mulheres. Analise as assertivas abaixo em relação às manifestações clínicas relacionadas a essa patologia.

I. O câncer cervical e, com mais frequência, assintomático.

II. Dor nas pernas, disúria, sangramento retal e edema dos membros sinalizam a presença de avanço da doença.

III. À medida que o câncer avança, ocorre comprometimento de nervos, produzindo dor na região lombar e nas pernas, e os tecidos fora do colo são invadidos, incluindo o fundo e as glândulas linfáticas anteriores ao sacro.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
5616226
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher de 52 anos chega na emergência referindo sede excessiva e volume aumentado de urina. Após realização de hemoglicoteste, paciente apresenta glicemia elevada. Para que o técnico de enfermagem faça um registro de enfermagem adequado e claro, é necessária a utilização da nomenclatura técnica. Assinale a alternativa que descreve tecnicamente esses sinais, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Polidispsia – poliúria – hiperglicemia.


ID
5616229
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme, a derme, o tecido subcutâneo, a fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas. Em relação às feridas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As feridas são classificadas quanto a sua origem em agudas e crônicas.

( ) Uma ferida contaminada apresenta no local uma intensa reação inflamatória e microrganismos que podem produzir exsudato purulento ou odor fétido.

( ) Uma ferida parcial atinge a epiderme, na parte externa da pele.

( ) O queloide aparece na ferida devido ao excesso de formação de tecido de granulação, surge uma proeminência nas bordas da ferida, ocorrendo com maior frequência em pele escura.

( ) Os curativos podem ser abertos, semioclusivos, oclusivos ou compressivos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Quanto a origem.. aguda ou crônica?
  • Gab. D

  • Conforme consta no Manual de Padronização de Curativos da Cidade de São Paulo, as feridas agudas e crônicas estão relacionadas ao tempo de cicatrização.

    Eu compreendo origem como etiologia.


ID
5616232
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando à restauração da função e estruturas normais dos tecidos. Sobre a cicatrização de uma ferida, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas;
    • Existe pouca perda de tecido;
    • Pouco ou nenhum exsudato
    • O edema é mínimo, não há infecção ou corpo estranho;
    • O fechamento é relativamente rápido, de início com fibrina e formação de colágeno, prosseguindo à medida que ocorre impermeabilização da ferida;
    • O fechamento total acontece em 48h, impedindo a instalação de bactérias;
    • O tecido de granulação não é visível, e a mobilização da lesão é pequena;
    • É o tipo de cicatrização cirúrgica.
    • É aquela que permanece aberta;
    • Onde existe uma perda significante de tecido e onde as fases de cicatrização são bastante marcadas;
    • Resposta inflamatória bastante evidente, com necessidade maior de tecido de granulação, com epitelização visível;
    • Há necessidade de um grande fortalecimento e um grande processo de contração;
    • A cicatrização acontece tardiamente, muitas vezes com infecção associada, formação de tecido de granulação e posterior epitelização.
    • Ferida que fica aberta por um tempo determinado;
    • Ela ficará aberta só enquanto estiver com uma infecção real e depois ela irá se fechar.
  • A fase inflamatória começa assim que acontece a lesão. Ela tem em uma função bem importante, que é preparar o local para que o novo tecido cresça. Nessa fase há sintomas como rubor, calor, dor e edema. A proliferativa é quando surge um tecido de granulação, formado por brotos endoteliais e novos vasos sanguíneos. Ela ocorre 72 horas após a lesão e dura até três semanas. A de maturação acontece por volta da terceira semana e dura até dois anos. Percebe-se que a cicatriz começa a perder a coloração avermelhada.  

    Além das fases, existem os tipos de cicatrização, que são três:

    Primeira intenção: acontece em pequenas feridas, as quais têm as bordas próximas e são unidas por sutura.

    Segunda intenção: quando ocorre uma perda grande de tecido e as bordas estão mais afastadas. Podem ter ou não infecção. Não são suturadas, são deixadas abertas para que fechem pela epitelização.

    Terceira intenção: acontece a abertura espontânea da sutura (chamado de deiscência). Então deve ser tratada e aguardar que o tecido de granulação se forme para depois captar as bordas da lesão.

  • Gab. A


ID
5616235
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cloridrato de dexmedetomidina é um sedativo (indutor de um estado calmo) indicado para uso em pacientes (com e sem ventilação mecânica) durante o tratamento intensivo em Unidade de Terapia Intensiva, salas de cirurgia ou para procedimentos diagnósticos. São efeitos colaterais esperados na administração dessa medicação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Depressão respiratória

  • Em geral, os eventos adversos mais frequentemente observados, emergentes do tratamento foram , hipertensão, bradicardia, , hipoxemia, taquicardia, , boca seca e náusea.


ID
5616238
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. São prioridades e objetivos do pacto pela vida, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    Elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usuários do SUS.

  • Portaria GM 399 de 22/02/2006

    As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são:

    1. SAÚDE DO IDOSO: Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    2.CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA: Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    3.MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA: Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias.

    4.DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA: Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

    5.PROMOÇÃO DA SAÚDE: Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação saudável e combate ao tabagismo.

    6. ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS. 

    Gab: D