SóProvas


ID
5616160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Chagas é constituída pela fase aguda, que pode ser sintomática ou assintomática, sendo esta última mais frequente, e pela fase crônica, que pode perdurar por um longo período. O quadro clínico da doença de Chagas é caracterizado por sintomas que variam de acordo com a fase da patologia. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às manifestações clínicas da fase aguda. 

Alternativas
Comentários
  • Fase Aguda (Doença de Chagas Aguda – DCA)

    As manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongada e recorrente, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia de linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite.

    A doença de Chagas aguda em áreas endêmicas normalmente ocorre na infância e pode ser assintomática. Quando apresenta sintomas, estes se iniciam 1 a 2 semanas após a exposição. Uma lesão de pele endurecida e eritematosa (um chagoma) aparece no local de entrada do parasita. Quando o local de inoculação é a conjuntiva, edema periocular unilateral e palpebral com conjuntivite e linfadenopatia pré-auricular são chamados coletivamente de sinal de Romaña.

    A doença de Chagas crônica se desenvolve em 20 a 30% dos pacientes após uma fase de latência que pode durar anos ou décadas. Os parasitas provavelmente estão presentes na doença crônica; uma reação autoimune também pode contribuir para danos aos órgãos. Os principais efeitos são

    • Cardíaco
    • Gastrointestinal

    Doença cardíaca geralmente se manifesta com anormalidades na condução, incluindo bloqueio de ramo direito ou bloqueio fascicular anterior esquerdo. Em geral, a é seguida por dilatação flácida de todas as câmaras, aneurisma apical e progressão das lesões no sistema de condução. Pacientes podem ter insuficiência cardíaca, síncope, morte súbita resultante de ou arritmia ventricular e tromboembolismo. Eletrocardiograma (ECG) pode mostrar bloqueio completo ou do ramo direito do coração.

    Doença gastrintestinal se manifesta com sintomas que lembram ou . O megaesôfago de Chagas apresenta-se com disfagia e pode conduzir a infecções pulmonares por aspiração ou por desnutrição grave. Megacólon pode resultar em períodos prolongados de obstipação e vólvulo intestinal.

    Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/protozo%C3%A1rios-extraintestinais/doen%C3%A7a-de-chagas

  • Sinal de Romaña - Caracteriza-se por edema bipalpebral unilateral por reação inflamatória a penetração do parasito na conjutiva e adjacências.