GABARITO: CERTO (???)
Na minha opinião, a questão está errada, pois a obtenção de empréstimo (operação de crédito) é classificada como financiamento, e não como investimento.
- O financiamento relaciona-se com receitas/despesas não efetivas que impactam o passivo.
- O investimento relaciona-se com receitas/despesas não efetivas que impactam o ativo não circulante.
Agora, se a questão tivesse explicitado que era empréstimo concedido, aí sim seria investimento. Porém, como a questão disse ''o embolso de caixa por recebimento de empréstimo'', entende-se que a entidade tomou empréstimo, pegando o dinheiro emprestado de alguém.
Quanto aos juros, estes serão sempre atividades operacionais. Aqui está OK.
Outras questões: Q523367 Q478312 Q980081 Q855364
Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade, a exemplo do que ocorre quando do desembolso de caixa para o pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros é classificada como operacional e a parte do principal como atividade de financiamento.
Ou, no caso da questão, os juros recebidos serão classificados como operacional e a amortização do empréstimo como atividade de investimento.
Complementando:
Os juros pagos e recebidos e os dividendos ou distribuições similares recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras públicas. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para os outros tipos de entidades.
Assim, a NBC TSP 12, faculta a classificação destes fluxos como como atividades operacionais, de investimento ou de financiamento, desde que a classificação seja adotada de forma consistente.
Para fins de padronização e consolidação das contas públicas e, considerando que os juros pagos e recebidos compõem o cálculo do resultado do exercício, recomenda-se sua classificação como fluxo das atividades operacionais. Os dividendos ou distribuições similares recebidas devem ser classificados como fluxo de atividades de investimento, enquanto os dividendos e distribuições similares pagos devem ser classificados como fluxos de caixa de financiamento, porque são custos da obtenção de recursos financeiros.
Fonte: MCASP 9ªEd