SóProvas


ID
5616970
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Às vésperas da independência, a atual Amazônia brasileira ainda constituía uma unidade político-administrativa da Coroa portuguesa, e pouco tinha a ver com o Brasil. Era uma outra colônia, com o nome de Estado do Grão-Pará e Rio Negro. Essa colônia do norte da América portuguesa era composta por duas capitanias: a do Pará e a do Rio Negro, principal e subalterna, respectivamente.”

(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia. Editora MemVavMem, 2007, p. 132)


A respeito da inclusão da Amazônia portuguesa ao Império brasileiro no contexto do processo de independência, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No dia 18 de agosto de 1823, três dias depois da adesão do Pará à Independência do Brasil, extingüira-se o Estado do Grão-Pará e Rio Negro e a Capitania do Grão-Pará elevara-se a Província. Ao aderir à Independência, a Capitania de São José do Rio Negro deveria tornar-se, também, Província do Império

    Fonte: https://www.tjam.jus.br/images/2018/documentos/historia02.pdf

  • Em 1823 D. Pedro I incorporou o Estado do Grão-Pará e Rio Negro ao nascente Império do Brasil pela força das armas.

  • O Estado do Grão-Pará e Rio Negro compreendia as capitanias do Pará e do Rio Negro,endo existido até 1823 quando o Grão-Pará foi anexado autoritariamente ao Império do Brasil, deixando de ser um estado colonial autônomo para se tornar uma província brasileira. A capitania do Rio Negro foi rebaixada a condição de comarca intitulada Alto-Amazonas com a primeira constituição promulgada por Pedro I.

    Alguns estudos afirmam ainda que a unidade seria um "pseudo-estado" (assim como Estado do Maranhão e Piauí), estando reintegrada à antiga repartição do Estado do Brasil, e não subordinada diretamente a Portugal. Entretanto, o Estado do Grão-Pará permanece como uma colônia autônoma portuguesa na prática até 1823, quando foi anexado autoritariamente pelo Império do Brasil recém fundado.