-
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA (ou AMPLITUDE DE CONTROLE):Significa o número de empregados que devem se reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados para cada administrador. Quanto menor, tanto menor o número de funcionários.AMPLITUDE ADMINISTRATIVA ESTREITA:Provoca um CUSTO ADMINISTRATIVO MAIOR, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados a supervisionar e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e o trabalho não-administrativo. Com a supervisão mais estreita, as pessoas recebem maior atenção individual e suporte do chefe, mas têm menos autonomia e menos oportunidade para auto-direção. A amplitude estreita tende a produzir estruturas organizacionais altas e alongadas, com mais níveis hierárquicos, comunicações mais lentas e maior dificuldade de coordenação entre os diferentes grupos. CARACTERÍSTICAS DA AMPLITUDE ADMINISTRATIVA ESTREITA:1. Trabalho criativo e inovador2. Tarefas diversificadas3. Dispersão física das pessoas4. Necessidade de orientação5. Ausência de regras e procedimentos6. Poucos sistemas de suporte7. Muitas atividades não-administrativas8. Preferências pessoais9. Custo administrativo maior.Fonte:http://64.233.163.132/search?q=cache:HojBC-8TKMEJ:www.faccamp.br/apoio/egidio/Apostila%25203.doc+%22amplitude+administrativa+estreita%22&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
-
CERTO - amplitude estreita significa menor número de subordinados por chefia, isto é, muitos chefes, logo maior custo administrativo.
No campo da administração, a amplitude administrativa visa calcular aproximadamente quantas pessoas um líder ou chefe ou empregador pode supervisionar. A amplitude administrativa se refere, principalmente, ao número de subordinados eficazmente coordenados por um superior. Essa amplitude relaciona-se diretamente ao número de níveis hierárquicos presentes dentro de uma organização. Quanto maior a amplitude, menor a hierarquia, e vice-versa.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplitude_administrativa
-
A amplitude de controle está relacionada com a HORIZONTALIDADE da organização e NÂO a VERTICABILIDADE, ou seja, quanto maior a amplitude ,maior o número de subordinados e menor o número de Administradores
-
A amplitude administrativa ou amplitude de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados para cada administrador e vice-versa.
A amplitude administrativa estreita provoca custo administrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e para o trabalho não-administrativo. Ao contrário, a amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidarem de um número maior de pessoas.
Como o controle na amplitude larga é menor, os subordinados têm a possibilidade de maior autonomia na tomada de suas decisões.
-
O X da QUESTÃO...
A teoria diz que, quanto menor a amplitude, MAIOR é o GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO DESTES FUNCIONÁRIOS.
Pois serviços simples possibilitam uma AMPLITUDE relativamente alta.
Logo, quanto mais ESPECIALISTAS, mais CARO é o serviço deles!
QUESTÃO CORRETISSIMA!
-
Discordo do gabarito!
Se temos uma estrutura estreita, leia-se achatada, temos mais subordinos agrupados a um unico chefe. Logo, a quantidade de chefes sera menor do que se a estrutura fosse alongada.
Assim, se temos menos chefes, que em tese são de niveis hierarquicos mais elevados e, por isso, tendem a ter salários maiores.....os custos administrativo serão menores!!!
Alguem concorda???
-
A adoção, por uma repartição pública, da estratégia de possuir uma estrutura organizacional com amplitude administrativa estreita tende a provocar um custo administrativo alto. ---> certa...
A amplitude estreita, tende a ser altas e alongadas, com mais níveis hierárquicos, comunicações lentas e mais dificuldade de coordenação entre os diferentes grupos... Dessa forma fica fácil concluir que a estrutura estreita provoca custos administrativos maiores, pois exige maior número de administradores para cuidar de um número menor de pessoas, cada administrador tem poucos administrados...
Já amplitude mais baixas e achatadas ou controle largo permite custos menores, portanto amplitude ampla de controle tende a produzir estruturas organizacionais baixas e achatadas, o número de nível hierárquico é menor, proporciona comunicação direta entre as pessoas situadas nos níveis mais baixos...
Estrutura alta, amplitude estreita e muito níveis hierárquicos, formato verticalizado, eu particularmente comparo ao processo de centralização.
Estrutura achatada, amplitude ampla, dispersada e tem poucos níveis hierárquicos, horizontal...
Bons estudos!
Pedi, e ti serás dado. Lucas (11,9).
-
Amplitude Administrativa - É a quantidade de subordinados que podem receber ordens de m mesmo chefe. Logo, se a repartição publica adotar uma amplitude administrativa estreita, a tendencia é que, para suprir a quantidade de subordinados seja necessario varios chefes, fazendo com que o custo seja elevado.
-
Estrutura estrita é o mesmo que aguda ou alta. Apresenta poucos subordinados por chefe e mais níveis hierárquicos, logo maios custo.
-
Que coisa controversa! Pra mim esse conceito está ultrapassado. Olhem o nosso Governo! Olhem a estrutura! Olhem quantos Ministérios! Isso é horizontalização pura que só onera mais a maquina pública. Que resultados positivos isso traz?? Pra mim, poucos...e os custos são astronômicos. Fora de contexto essa definição da questão. Verticalização e horizontalização depende muito da gestão estratégica que se queira implantar. Data Vênia.
-
O X da questão foi saber o que significa AMPLITUDE ESTREITA, que é muito subjetivo.
-
Segundo Rennó (2013), a amplitude de controle relaciona-se com o número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, existindo poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
Uma amplitude média estreita com maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada e com custo maior. Logo a afirmação do item está correta.
Comentário Professor Melzac
-
AMPLITUDE DE CONTROLE MAIOR: MAIS BARATO PARA O ADMININSTRADOR; PORÉM MAIS RESPONSABILIDADE PARA O SUBORDINADO.
AMPLITUDE DE CONTROLE MENOR: MAIS CARO PARA O ADMININSTRADOR; PORÉM MENOS RESPONSABILIDADE PARA O SUBORDINADO.
GABARITO CERTO
-
Amplitude de Controle: é o número de pessoas subordinadas a um administrador.
Quanto MAIOR a amplitude de controle, MENOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa.
Produzirá uma estrutura organizacional: com muitos subordinados, larga, achatada, dispersa horizontalmente, baixa, com poucos níveis hierárquicos, mais barata.
Quanto MENOR a amplitude de controle, MAIOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa.
Produzirá uma estrutura organizacional: com poucos subordinados, grande, ampla, vertical, estreita, alongada, aguda, alta, com muitos níveis hierárquicos, mais cara.
-
GAB. CERTO
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA ESTREITA:
1. Trabalho criativo e inovador;
2. Tarefas diversificadas;
3. Dispersão física das pessoas;
4. Necessidade de orientação;
5. Ausência de regras e procedimentos;
6. poucos sistemas de suporte;
7. Muitas atividades não administrativas;
8. Preferências pessoais;
9. Custo administrativo maior.
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA LARGA:
1. Trabalho rotineiro e previsível;
2. Tarefas similares;
3. Concentração física das pessoas;
4. Pessoal treinado e preparado;
5. Regras e procedimentos;
6. Sistemas de apoio e suporte;
7. Poucas atividades não administrativas;
8. Preferências pessoais
9. Custo administrativo menor.
Fonte: Chiavenato
-
CERTO.
Amplitude estreita significa que cada administrador terá sob controle poucos subordinados, o que ocasionará aumento de custos, pois a organização necessitará de mais administradores.