-
"O memorando é uma forma de correspondência interna pela qual é feita a comunicação entre os servidores e unidades de um mesmo órgão administrativo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente."
Manual de Redação Oficial e de Padronização de Atos Administrativos da Unesp - Capítulo I
-
Ofício, Aviso e Memorando, conforme atualização do MRPR 3 ed, não existem mais como antes, agora os 3 são chamados apenas de OFÍCIO.
-
A principal característica do memorando:
Seu texto deve ser escrito em:
- linguagem simples,
- direta e clara, com
- objetividade e precisão.
Pode ser utilizado para se referir a:
- questões meramente administrativas,
- para a exposição de projetos,
- ideias e diretrizes a serem adotados por um setor da Instituição.
-
Segundo a nova redação, Ofício, Memorando e Aviso se unificaram e agora todos são Ofício. Questão merece recurso?
-
2.3.7 Memorando
O memorando é uma forma de correspondência interna pela qual é feita a comunicação entre os servidores e unidades de um mesmo órgão administrativo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. A principal característica do memorando é a agilidade, portanto seu texto deve ser escrito em linguagem simples, direta e clara, com objetividade e precisão. Pode ser utilizado para se referir a questões meramente administrativas, como também para a exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por um setor da Instituição.
2.3.8 Ofício e Ofício circular
É uma forma de correspondência oficial utilizada no serviço público para a comunicação entre autoridades da mesma categoria ou entre servidores de diferente nível hierárquico e, também, entre a Administração e particulares, caracterizada como instrumento de determinação ou solicitação de algum assunto de profissional.
Pode ser interno (destinado às dependências do mesmo órgão); comum ou ofensivo (quando o assunto pode ser de conhecimento geral); sigiloso (quando o assunto não deve ser divulgado, sendo chamado reservado, quando o sigilo é limitado, confidencial, quando há informações de caráter pessoal, e secreto, quando exige sigilo absoluto); e circular (quando o assunto deve ser levado ao conhecimento de vários destinatários simultaneamente).
-
Segundo a nova redação o Memorando (AVISO, OFÍCIO E MEMORANDO) seguem a mesma formatação e possuem o mesmo nome ( PADRÃO OFÍCIO). Para quem não possue familiaridade com a matéria sugiro que pule as questões dessa prova para que não haja conflito de informações
-
Pessoal tá confundindo as coisas. O Manual de Redação da Presidência da República se aplica ao Executivo Federal (ministérios, autarquias federais, universidades federais, agências reguladoras federais, etc). Os demais poderes e entes federais têm suas próprias regras de redação. Dito isso, muito cursinho usa o Manual de Redação da Presidência da República como modelo didático, mas a especificidade deve ser buscada no manual do respectivo poder/ente para o qual irá prestar o concurso.