SóProvas


ID
56191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução da administração pública, desde o
modelo racional-legal até o paradigma pós-burocrático,
julgue os itens subseqüentes.

No modelo pós-burocrático, evita-se fomentar a competição no âmbito da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • E claramente o contrário do que foi afirmado nesta assertiva.O paradigma gerencial comteporâneo exige formas mais flexíveis de gestão.Utiliza característica que já existiam na administração pública burocrática, como a avaliação sistemática, recompensa pelo desempenho e a capacitação permanente e acrescenta princípios inovadores como cidadão-cliente, controle por resultados e da competição administrada.
  • Conforme disse o colega abaixo, a competição deve ser administrada, ou seja, deve acontecer de forma saudável, para florescer o potencial das pessoas.
  •  Como o elaborador não amarrou a questão na amplitude dessa competição,poderiamos citar as licitações que nada mais é do que uma competição entre fornecedores, proporcionando a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração.Obviamente que há o interesse da Administração Pública em fomentar essa disputa.

    Bons estudos!!


  • Gerencialismo:

    Dentro da Administração Pública deve haver colaboração entre os órgãos.

    No setor privado deve haver a competição.
  • Errado!! o papel da avaliação de desempenho de servidores é uma forma de estimular a competição. Apesar dos resultados mostrarem que o processo de implantação do sistema de avaliação de desempenho encontra-se em fase bastante incipiente.

    GDATA (Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa) é uma realidade no contracheque dos servidores federais. Durante todo o período em que foi concedida a GDATA, os servidores da ativa jamais foram submetidos a avaliação de desempenho e sempre receberam um valor fixo próximo ao limite máximo, enquanto os servidores inativos e os pensionistas receberam o mínimo. O grande problema é como avaliar os servidores e através de que método e/ou parâmetros é possível mensurar a produtividade, eficiência e desempenho das atividades do servidor público.... Isso é o Brasil, tentanto adotar o modelo gerencial na administração pública.... kkk Pelo visto vai demorar muito para  adaptar a fórmula do setor privado para o setor público...
  • RESPOSTA ERRADA


    A questão Q45478 diz a respeito:
    O modelo de Administração Pública Gerencial tem como principais características:
    b) descentralização dos processos decisórios, redução dos níveis hierárquicos, competição administrativa no interior das estruturas organizacionais e ênfase no cidadão-cliente.

  • O modelo pós-burocrático é o modelo gerencialista da Nova Gestão Pública. Sob a ótica gerencialista, a administração pública deve adotar técnicas e métodos inspirados na gestão privada como forma de melhorar o seu próprio desempenho. A competição por um melhor desempenho é incentivada dentro da administração pública com políticas de meritocracia, por exemplo.Questão Errada !

  • Errada.

    No modelo pós-burocrático entendia-se que a Administração Pública deveria buscar a competição no fornecimento dos seus serviços públicos, pois, dessa forma, conseguiria-se obter uma melhor eficiência e efetividade nos serviços demandados pelo cidadão. Sem a competição no serviço público não haveria incentivos para a busca de melhores formas de garantir a satisfação dos cidadãos.

  • ERRADO

     

    A COMPETIÇÃO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO MODELO PÓS BUROCRÁTICO ! Esse é um período de transição entre a burocracia e o gerencialismo... Buscou-se aproveitar os aspectos válidos do primeiro modelo e uní-los à eficiência, eficácia e efetividade.

     

    "No entanto, não se pretendia mudar tudo: à avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho e à capacitação permanente – que eram características de uma boa administração burocrática – acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por
    resultados e da competição administrada."

     

    - Augustinho Paludo (2013).

  • Gabarito - Errado.

    O modelo pós-burocrático é o modelo gerencialista da Nova Gestão Pública. Sob a ótica gerencialista, a administração pública deve adotar técnicas e métodos inspirados na gestão privada como forma de melhorar o seu próprio desempenho.

    A competição por um melhor desempenho é incentivada dentro da administração pública com políticas de meritocracia, por exemplo.