SóProvas


ID
5620075
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
IPREVSANTOS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

O homem deve reencontrar o paraíso

   Naus e navegação têm sido uma das mais poderosas imagens na mente dos poetas. Não só os poetas. C. Wright Mills, um sociólogo sábio, comparou a nossa civilização a uma galera que navega pelos mares. Nos porões estão os remadores. Remam com precisão cada vez maior. A cada novo dia recebem remos novos, mais perfeitos. O ritmo das remadas acelera. Sabem tudo sobre a ciência do remar. A galera navega cada vez mais rápido. Mas, inquiridos sobre o porto do destino, respondem os remadores: o porto não nos importa. O que importa é a velocidade com que navegamos.
   C. Wright Mills usou esta metáfora para descrever a nossa civilização por meio duma imagem plástica: multiplicam-se os meios técnicos e científicos ao nosso dispor, que fazem com que as mudanças sejam cada vez mais rápidas; mas não temos ideia alguma de para onde navegamos. Para onde? Somente um navegador louco ou perdido navegaria sem ter ideia do para onde. Em relação à vida da sociedade, ela contém a busca de uma utopia. Utopia, na linguagem comum, é usada como sonho impossível de ser realizado. Mas não é isso. Utopia é um ponto inatingível que indica uma direção. 
    Mário Quintana explicou a utopia com um verso: Se as coisas são inatingíveis … ora! Não é motivo para não querê-las … Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas! Karl Mannheim, outro sociólogo sábio que poucos leem, já na década de 1920 diagnosticava a doença da nossa civilização: não temos consciência de direções, não escolhemos direções. Faltam-nos estrelas que nos indiquem o destino.
    Hoje, dizia ele, as únicas perguntas que são feitas, determinadas pelo pragmatismo da tecnologia (o importante é produzir o objeto) e pelo objetivismo da ciência (o importante é saber como funciona), são: como posso fazer tal coisa? Como posso resolver este problema concreto particular? E conclui: E em todas essas perguntas sentimos o eco otimista: não preciso de me preocupar com o todo, ele tomará conta de si mesmo. 

(Rubem Alves. Gaiolas ou Asas. A arte do voo ou a
busca da alegria de aprender). 

Com relação à tipologia textual, é correto afirmar que no texto predomina a

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    descrição, pois o autor descreve diferentes imagens usadas pelos autores. 

    Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.

    Se a caminhada está difícil, é porque você está no caminho certo.

    VÁ DE CARRO.

  • a) Texto prescritivo - "O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim."

    b) Texto injuntivo - "Já o chamado texto injuntivo, de semelhante finalidade (instrução), já não apresenta esse caráter coercitivo, haja vista que apenas induz o interlocutor a proceder desta ou daquela forma."

    Fonte: DUARTE, Vania Maria do Nascimento. Texto prescritivo e texto injuntivo. Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/texto-prescritivo-texto-injuntivo.html. Acessado em: 02 mar. 2022.

    c) (CORRETA) Texto descritivo - "Texto descritivo é o nome dado ao texto que descreve detalhadamente uma pessoa, um ambiente, um acontecimento, uma paisagem, um objeto ou animal. Ao escrever esse tipo de descrição, o autor tem justamente o objetivo de repassar suas observações, impressões, análises e sensações a respeito das características objetivas ou subjetivas do que está sendo detalhado."

    Fonte: _____. Texto descritivo: o que é, como fazer, dicas e exemplo. Disponível em: https://www.concursosnobrasil.com.br/escola/redacao/texto-descritivo.html. Acessado em: 02 mar. 2022.

    d) Texto narrativo - O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador.

    O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos. Todos eles apresentam personagens que agem num determinado espaço e num determinado tempo.

    CARLOS NETO. Texto narrativo. Disponível em: https://www.significados.com.br/texto-narrativo/#:~:text=O%20texto%20narrativo%20%C3%A9%20aquele,s%C3%A3o%20exemplos%20de%20g%C3%AAneros%20narrativos.. Acessado em: 03 mar. 2022.