método numérico é aquele em que os documentos são ordenados por número.
A bibliografia adotada na elaboração de questões de provas sugere três subdivisões para o método numérico, que são: numérico simples, numérico cronológico e numérico dígito-terminal.
O método numérico simples constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica –, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética.
Exemplo:
1. Paulo de Castro
2. Walter Rodrigues
3. Luiz Carlos Ribeiro
4. Banco Nacional
5. Oswaldo Peixoto
O método numérico cronológico é aquele em que trabalhamos com data.
A autora sugere que pode ser utilizado combinado com o número do documento, porque é comum nos órgãos públicos documentos com um número de identificação, acrescido de seu ano, como por exemplo:
Processo 127/2015, em que 2015 é o ano do processo.
Na prática, no entanto, é bastante comum que a ordenação considere apenas a data (dia, mês ou ano), o que não deixa de configurar, até com mais propriedade, este método.
Numérico dígito-terminal: este método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros de arquivamento de grandes volumes de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número.
Os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números, dispostos em grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.
Decompondo-se o número 829.319, tem-se os seguintes grupos: 82-93-19. O arquivamento dos documentos é feito considerando-se em primeiro lugar os dois últimos algarismos, seguindo-se os dois anteriores, se os dois últimos forem iguais, e assim sucessivamente. Quando restar apenas um dígito no primeiro grupo, ele deve ser completado com o número 0.
Exemplo: 41.567 -> 04-15-67”.
Marilena Leite Paes
GAB A
Os métodos de arquivamento são divididos em dois GRUPOS (BÁSICOS E PADRONIZADOS):
BÁSICOS:
1. Alfabético – por nome;
2. Geográfico – por local ou procedência;
3. Numérico – por número;
- Simples - pelo número do documento;
- Cronológico - por data;
- Dígito Terminal - pelos dois últimos algarismos.
4. Ideográfico – por assunto ou tema;
Alfabético:
- Dicionário - em um único nível;
- Enciclopédico - níveis hierarquizados;
Numérico:
- Decimal - limitado a dez áreas;
- Duplex - Classes ou áreas ilimitadas;
- Unitermo ou indexação coordenada.
PADRONIZADOS:
- Variadex;
- Automático;
- Soundex;
- Mnemônico;
- Rôneo.
MÉTODO NUMÉRICO: O método numérico é aquele em que os documentos são ordenados por número. A bibliografia sugere três subdivisões para o método numérico, que são: numérico simples, numérico cronológico e numérico dígito-terminal.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)