SóProvas


ID
5622772
Banca
UFMT
Órgão
PJC-MT
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o excerto a seguir para responder à questão.

Imaginemos uma cena possível do cotidiano:
Um garoto vai para a escola levado de carro por seu pai. Ao sinal vermelho do semáforo, surge bem em frente um menino mirrado, com roupas surradas e um nariz de palhaço, fazendo um triste show circense de malabarismo. Outros dois também aproveitam a parada obrigatória para vender balas ou pedir moedas. Rapidamente, o vidro do carro sobe depois da ordem e do comentário do pai: Está vendo, filho, é assim que começa. Daqui a alguns anos, esses moleques vagabundos que não querem estudar e trabalhar estarão roubando e matando. Isso não tem jeito de consertar. Acende o verde e lá vai o garoto para escola um pouco assustado, mas aliviado: Ainda bem que minha família é do bem.
Está plantada a semente do preconceito social.

(CARDOSO, C.M. Fundamentos para uma educação na diversidade. In: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/. Acesso em 20/10/2021.)

Analise as afirmativas sobre a fala do pai constante do excerto.


I- Emite um juízo de valor que considera os garotos como inferiores a ele em vários aspectos.

II- Mostra crença na desigualdade natural entre os seres humanos, considerando-se como possuidor da verdade absoluta e como padrão de comportamento de referência para todos.

III- Revela rejeição de culturas diferentes que, potencialmente, segundo ele, possam ameaçar o seu status quo.

IV- Considera os garotos seres semelhantes, porém inferiores, cópias imperfeitas de um modelo único, o que justifica a exclusão, a dominação, a exploração.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Uma das questões que errei na prova e uma das polêmicas.

    Na correção ao vivo, professores do Gran cursos e alfacon também consideraram a afirmação do item IV como errada.

    Considera seres semelhantes em quê? Em ser humano? Em ter duas pernas? No poder econômico?

    No recurso que fiz a banca justificou dizendo que eu deveria interpretar que são semelhantes como humanos.

    Pergunto: como eu vou saber se um personagem do texto considera os seres os quais ele tem preconceito como seres semelhantes (mesma espécie biológica), mas diferentes economicamente, sendo que não tenho essa informação?

    Seria sim interpretação, mas extrapolando muito o texto que tenho. Do contrário eu posso justificar que são semelhantes porque são seres vivos. Posso justificar então que são semelhantes porque são seres terráqueos e por aí vai. O item afirmativo deveria restringir sim o direcionamento da pergunta.

    "São seres de espécie" "são seres de direitos semelhantes".

    E pior: "cópias imperfeitas de um modelo único"

    Ou seja, discussão biológica racial agora? O texto está no viés econômico, po

  • Gabarito Letra E (???)

    Essa ultrapassou a estratosfera de tanta extrapolação.

    Os professores do Estratégia, Gran e Alfacon também erraram essa questão, assim como a maioria dos candidatos que fizeram a prova. Acontece o seguinte, os examinadores precisam elaborar questões difíceis, mas devido à incapacidade de alguns de construir uma questão inteligente e justa (de alto nível), aí apelam para a extrapolação mesmo.

    A primeira parte da afirmativa é completamente ambígua, pois é possível interpretar de duas formas, a saber: ''os garotos são seres semelhantes entre si'' ou ''os garotos são seres semelhantes aos pai''.

    Além do mais, na última parte do texto, quando se diz ''..., o que justifica a exclusão, a dominação, a exploração''; extrapola o entendimento de todo o texto. Ao ler a afirmação do pai ''esses moleques vagabundos que não querem estudar e trabalhar estão roubando e matando'', quanto à ''exclusão'', é possível fazer essa inferência, não obstante, dizer que é justificativa para ''explorar'' e ''dominar'' não é. Inferir isso é extrapolação, já que em nenhum momento o pai fala em explorar ou dominar, mas sim transparecer uma ideia viva, enraizada na sociedade, conforme explicita a alternativa I da questão: ''Emite juízo de valor que considera os garotos como inferiores a ele em vários aspectos.'' 

    Logo,

    Gabarito: Letra B

    ''Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.'' Romanos 15:2

  • Derrubou geral! Se você gabaritou essa matéria na prova sinta-se um sujeito de sorte para não falar outra coisa.

  • para você que marcou letra B, parabéns, você está estudando corretamente, mas as bancas inventam firulas onde não tem.

  • Extrapolação pura, não há como inferir essa IV.