Gabarito Letra E
''O usuário da língua nunca deve preferir a variedade culta, pois nem sempre é a mais adequada, aquela que estabelecerá uma maior sintonia entre os interlocutores.''
Quando houver generalização, provavelmente a assertiva estará errada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vários candidatos pediram a anulação da questão por entenderem que a alternativa A também está errada, por dizer que ''a norma culta é essencialmente urbana''.
Não obstante, vejam o que Ernani Terra (filólogo e gramático brasileiro, doutor em Língua Portuguesa e autor de diversos livros didáticos na área da literatura, produção de texto e língua portuguesa) diz:
A ''Norma culta'' é o mesmo que ''norma urbana de prestígio'' ou ''variedade culta''. Trata -se de uma variedade do português, ou seja, tem existência concreta e manifesta-se em textos concretos. Representa o uso característico das pessoas “cultas”, isto é, daquelas com acesso à cultura letrada. É essencialmente urbana. Existem estudos linguísticos que descrevem essa variedade linguística tanto falada quanto escrita. A Norma culta ou variedade culta se opõe a norma popular ou variedade popular. Se a variedade culta é a dos falantes que têm acesso à cultura letrada, a segunda é a variedade daqueles que não tiveram acesso à escolarização formal.
Bons Estudos!
“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3