SóProvas


ID
5624098
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II


Amanhã eu faço!


        Ano novo, vida nova, novos planos para a futuro: cuidar melhor da saúde, aprender ou melhorar os conhecimentos de uma língua estrangeira, arrumar aquela peça quebrada do carro ou da casa e por aí vai. Mas, como bem sabemos, para a maioria das pessoas poucos desses planos terão realmente se concretizado ao final deste ano.

        Dentro de todos nós (com variações, é claro) existe uma forte tendência ao adiamento, à ‘enrolação”, ao “amanhã eu começo”. Talvez não devesse haver qualquer surpresa nisso.

        Mas não é só no país de Macunaíma ou dos nossos irmãos latino-americanos que viceja o “mañana”(= amanhã). Antes de ser um problema cultural regional, esse é um problema do ser humano.

        A procrastinação, que é como se chama esse adiamento das tarefas ou das realizações, é, já há algum tempo, objeto de estudo da psicologia. Também, diversos desses livros de autoajuda ou guias de eficiência no trabalho ensinam como enfrentar e vencer a procrastinação. As estimativas disponíveis sugerem que entre 15% e 25% das pessoas adultas são, foram ou serão procrastinadoras em algum momento de suas vidas.

        Nos Estados Unidos, berço da cultura antiprocrastinação, um estudo recente sugeriu que “a procrastinação se situa no núcleo de comportamentos, como o abuso de drogas, marcados por impulsividade e baixa capacidade de autocontrole”.

        Nesse estudo, publicado na revista “Psychological Science” (novembro de 1997), Dianne Tice e Roy Baumeister compararam dados de estudantes universitários referentes ao estresse e aos sintomas gerais de saúde em relação às tarefas escolares daquele período. Os estudantes que se diziam procrastinadores tiveram notas piores e também relataram um maior estresse e uma frequência de gripes e resfriados. Na verdade, os procrastinadores se deram melhor no começo do ano, mas acabaram levando a pior no cômputo geral. Uma versão da fábula da cigarra e da formiga sob uma outra óptica. Assim, se, ao iniciar um trabalho, você precisa antes apontar todos os lápis, arrumar todos os papéis, tomar o último gole de água e resolver quaisquer outras coisas, cuidado (...).

Segundo o dicionário Oxford Languages, procrastinar é um verbo transitivo direto e intransitivo que significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Tendo como base a definição do dicionário e o desenvolvimento do fragmento do texto, assinale a alteranativa que melhor define procrastinação.

Alternativas
Comentários
  • excesso de afazeres não é procrastinar, como dito, procrastinar é o ato de você ter uma atividade para realizar, e não cumprir. Procrastinar é adiar.

  • GABARITO: C

    Procrastinar é uma atividade que você tem pra fazer e você fica procurando desculpas para não fazer! Ou seja, consequência da falta de vontade e ORGANIZAÇÃO.

    Assim, dentre as alternativas a letra C é a correta.

  • Fiquei entre C e D

    O excesso de organização atemporal.(achei que se tratava daquelas tarefas que preferimos fazer ao invés do que realmente deveriamos fazer.)

  • Alguém poderia me esclarecer o porquê de a letra E estar errada? Na definição apresentada percebe-se que a procrastinação significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair e no texto deixa-se evidente também que trata-se de uma atitude deliberada de ADIAR, não sendo falado sobre gerenciamento do tempo, organização do mesmo ou excesso de afazeres. Pelo contrário, o próprio texto descreve-o como a tendência ao adiamento, à ‘enrolação”, ao “amanhã eu começo”. Creio que um possível erro da alternativa E é restringir-se ao grupo de jovens, mas a atitude em si de procrastinas está ligada à falta de responsabilidade, não é?

  • Você procrastina quando tem de sentar a b*nda na cadeira pra estudar, e fica enrolando! Nada é tão seu quanto os seus sonhos. Não os adie!

  • Questão tendenciosa, muito subjetiva, aqui no nordeste a resposta mais adequada seria a "E", tudo dependerá do ponto de vista e da interpretação da pessoa!

  • A questão é bem subjetiva pois a letra E também não está errada, entretanto ela deixa no ar que apenas os jovens tem o costume de procrastinar quando na verdade esse fenômeno vem atingindo todas as idades e isso fica claro no texto, portanto: Letra C.

  • Se organizar, todo mundo pode ter uma vida além da ´´vida de concurseiro`` hahaha

  • letra E extrapola! em momento nenhum o texto falou somente em jovem e quando falou dos universitários foi exemplificando o geral;

    quem não procrastina irá responder essa questão de boas kk