VENTILADORES CENTRÍFUGOS COMPÁS CURVADAS PARA TRÁS ( VENTILADORES RADIAIS)
OS VENTILADORES RADIAS DE PÁS CURVADAS PARA TRÁS NÃO NECESSITAM DE CARENAGEM TIPO SIROCO ( CARACOL ) PARA OPERAR COM O MÁXIMO DE RENDIMENTO POSSUEM ALTO RENDIMENTO AERODINÂMICA, BAIXO CONSUMO DE ENERGIA E BAIXO NÍVEL DE RUÍDO.
VENTILADORES CENTRÍFUGOS COMPÁS CURVADAS PARA FRENTE.
VENTILADORES CENTRÍFUGOS COM PÁS PARA FRENTE NECESSITAM SEMPRE DE UMA VOLUTA ESPECIMENTE DESENHADA PARA OFERECER O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, O QUE NÃO OCORRE SEM O USO DA MESMA. SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO: BAIXO NÍVEL DE RUÍDO, VAZÃO RELATIVAMENTE PEQUENA COM ALTAS PERDAS DE CARGA EM APLICAÇÕES QUE NECESSITAM DE ECONÔMIA DE ESPAÇO.
Há divergência na literatura quanto ao ruído:
.
1) Livro: Introdução à Mecânica dos Fluidos; Robert W. Fox; 8a Edição
“As pás curvadas para a frente requerem menores velocidades nas suas extremidades para produzir uma altura de carga específica; uma menor velocidade periférica nas pás significa ruído reduzido.
Dessa maneira, pás curvadas para a frente podem ser especificadas para aplicações em aquecimento e resfriamento de materiais e em condicionamento de ar de modo a minimizar ruído.”
.
2) Livro: Instalações de Ar Condicionado; Hélio Creder; 6a Edição
“A escolha do tipo mais conveniente de rotor depende da rotação e do nível de ruído:
. o de régua curvada para a frente, com menor rotação, apanha mais ar, porém o ruído e o risco de sobrecarga no motor são maiores;
. o de régua curvada para trás requer praticamente o dobro da rotação para a mesma vazão de ar, porém é mais silencioso e corre menor risco de sobrecarga no motor.”
.
Bons estudos!