SóProvas


ID
5626708
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Varginha - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


São inelegíveis, no território de _______________________, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos ____________ anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. 

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

    CF, Art.14, § 7º:

    § 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

  • ALTERNATIVA c) CORRELAÇÃO COM:

    Súmula Vinculante-STF nº 18

    A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal.

    CUIDADO: Não vale para VIÚVOS, só SEPARADOS (dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal) ”, Profa. Natalia Masson 

    Fé e coragem irmãos!

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos políticos e pede ao candidato que preencha corretamente as lacunas do texto que segue: "São inelegíveis, no território de _______________________, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos ____________ anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição."

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 14, § 7º, CF, que preceitua:

    Art. 14, § 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

    Sobre o tema, explica Pedro Lenza:

    "A ideia de inelegibilidade relativa em razão do parentesco, conforme anotou o STF, deve ser interpretada '... de maneira a dar eficácia e efetividade aos postulados dos republicanos e democráticos da Constituição, evitando-se a perpetuidade ou alongada presente de familiares no poder'. (...)

    Como regra, então, de acordo com o art. 14, § 7º, são inelegíveis, no território de circunscrição do titular, o cônjuge, e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do: Presidente da República; Governador de Estado, Território ou Distrito Federal; Prefeito; ou de quem os haja substituído dentro dos 6 meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição."

    Assim, os termos que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente, jurisdição do titular - 6 meses, de modo que somente o item "C" encontra-se correto.

    Gabarito: C

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • GAB-C

    jurisdição do titular | 6 meses

    § 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

    Misturo poesia com cachaça e acabo discutindo futebol...

    NÃO DIRIJA.!!!

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos direitos políticos. Vejamos:

    “Art. 14, § 7º, CF. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.”

    Desta forma:

    C. CERTO. Jurisdição do titular | 6 meses.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.