SóProvas


ID
5626828
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Varginha - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre o orçamento público, analisar a sentença abaixo:


O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, chamado exercício financeiro, que é diferente e não coincide com o ano civil (1ª parte). Para evitar a celebração de contratos que ultrapassem o exercício financeiro, com comprometimento do orçamento do ano subsequente, a lei quis fazer coincidir a duração dos contratos com o término do exercício financeiro, só admitindo, para os projetos, prazo superior, quando estejam previstos no Plano Plurianual. Com isso, evita-se a realização de obras e serviços não planejados, que possam acarretar ônus superiores às disponibilidades orçamentárias (2ª parte).


A sentença está: 

Alternativas
Comentários
  • Primeira parte - Art. 34. da Lei 4.320/64 - O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Segunda parte - Art. 5o, § 5 da LRF- A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no  .

  • Creio que ambas estão erradas, tendo em vista que a segunda parte acaba por não citar que há possibilidade de investimentos com duração superior a um exercício financeiro quando, mesmo não existente originalmente no PPA, houver lei posterior que autorize sua inclusão também. A falta dessa referência me levou ao erro.