SóProvas


ID
5630602
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Utilize o texto abaixo para responder a questão.


Texto I

  Os caminhões chegaram às sete e meia e todas as famílias que restavam na favela havia muito tempo já estavam de pé. Era difícil continuar na cama. Desde os bons tempos, as mulheres levantavam bem cedo para a lavagem das roupas, para o apanho da água, para o preparo das pobres marmitas. Os homens também. Uns saíam para o trabalho. Outros, em busca do primeiro gole de cachaça no balcão do armazém de sô Ladislau, [...]. As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão? Os menores, os nenéns brigando com a vida, dando socos no ar exigindo o peito da mãe ou a mamadeira completada com mais água sempre.

(Conceição Evaristo, Becos da Memória, p.168)

No texto literário, a expressividade no emprego da linguagem é uma importante ferramenta na construção de sentido. Na passagem “As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa”, considerandose o contexto, realça-se:

Alternativas
Comentários
  • "As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão?"

    Elas estavam na expectativa de ter comida, pois estavam com fome.

    GABARITO: B

  • "As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão?"

    Elas estavam na expectativa de ter comida, pois estavam com fome.

    GABARITO: B

  • É de suma importância lembrar que o texto cita na oração destacada, o uso do adjetivo "Maiores" , deixando explicito quais os tipos de crianças que sofriam. Outro ponto de vista importante, é que as crianças recém nascidas, possivelmente não enfrentavam essa dificuldade tão dolorosa, por conta de serem amamentadas por suas mães ali presente mesmo com tantas dificuldades, porém ainda tinham o que comer mesmo com tanta miséria presente, trazendo ao entendimento do leitor , uma época a qual vivida com muito, mais muito sofrimento.

    PMBA 2022 - AVANTE SD BARBOSA .

  • "Será que hoje tem pão?" Essa expectativa que o estômago causava era a fome.

  • Triste de ler...

  • As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão? Os menores, os nenéns brigando com a vida, dando socos no ar exigindo o peito da mãe ou a mamadeira completada com mais água sempre.