SóProvas


ID
5633752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico; são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas. Isso será ainda mais verdade no mundo de amanhã.
  A importância das telecomunicações ficou evidente nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010. As tecnologias da comunicação foram utilizadas para coordenar a ajuda, otimizar os recursos e fornecer informações sobre as vítimas, das quais se precisava desesperadamente. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e os seus parceiros comerciais forneceram inúmeros terminais satélites e colaboraram no fornecimento de sistemas de comunicação sem fio, facilitando as operações de socorro e limpeza.
  Saúdo essas iniciativas e, de um modo geral, o trabalho da UIT e de outras entidades que promoveram o acesso à banda larga em zonas rurais e remotas de todo o mundo.
 Um maior acesso pode significar mais progressos no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e até a educação. A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.
  Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.  

Ban Ki-moon (secretário-geral das Nações Unidas). 
Pronunciamento acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. 
17 de maio de 2010. Internet: <unicrio.org.br> (com adaptações).  

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.


Em “muito mais do que um serviço básico” (primeiro parágrafo), a retirada do vocábulo “do” não comprometeria a correção gramatical do texto. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    Solicita-se julgamento da assertiva:

    "Em “muito mais do que um serviço básico” (primeiro parágrafo), a retirada do vocábulo “do” não comprometeria a correção gramatical do texto."

    Guardem consigo: em construções munidas da expressão correlativa "mais (do) que", a partícula "do" serve para enfatizar o sentido comparativo, sendo de uso facultativo. Sua supressão não causa qualquer prejuízo gramatical.

    "Pedro está mais preparado do que nunca." - "Pedro está mais preparado que nunca."

  • "mais (do) que" enfatiza o sentido de comparação, seu uso é facultativo.

    Não há prejuízo gramatical.

  • No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico;

    Esse do é partícula de realçe, perceba que não tem nenhum verbo nessa construção pedindo a preposição de, logo esse do está mais para ênfase.

    As telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico;

    As telecomunicações representam muito mais que um serviço básico;

    Logo, a retirada desse vocábulo não comprometeria a correção gramatical desse trecho.

    Gabarito: correto

  • Expletivo (gramática): diz-se das palavras ou expressões não indispensáveis ao sentido de uma frase,mas usadas como realce ou ênfase.

    Esse "do" aí tá como função expletiva, ou seja, apenas uma partícula de realce na frase. Se tirar ele não causará qualquer prejuízo ao trecho.

    Gaba C

  • Famosa partícula expletiva ou de realce!

  • Em construções munidas da expressão correlativa "mais (do) que", a partícula "do" serve para enfatizar o sentido comparativo, sendo de uso facultativo. Sua supressão não causa qualquer prejuízo gramatical

  • kkkk eu literalmente não vi o NÃO da questão...

  • muito mais do que um serviço básico

    ênfase